Apple perde espaço no mercado de celulares e Huawei decola na China
Por Wendel Martins • Editado por Léo Müller |

A Apple acaba de perder 0,3% de presença de mercado de smartphones na China. Por outro lado, a Huawei registrou um enorme crescimento de 42%. Os números são da IDC (International Data Corporation) — fornecedora global de dados de mercado.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Não empolgou? iPhone 16 tem produção cortada por baixa demanda, diz analista
- iPhones futuros poderão ter tecnologia de tela do Apple Watch; entenda
Segundo a agência, as vendas de celulares aumentaram em 3,2% no país. No total, isso representa 68,78 milhões de unidades comercializadas.
Huawei dispara e Vivo lidera
Além da Apple, outro dado que chama muita atenção é a crescente da Huawei. Pelo quarto trimestre consecutivo, a marca chinesa subiu dois dígitos. Neste terceiro trimestre, a IDC computou impressionantes 42%. Com tamanho desenvolvimento, a Huawei encostou na Apple, com 15.3% contra 15.6% da empresa americana.
Smartphones como o Mate 60 e Pura 70 venderam o bastante para fazer a Huawei disparar. A IDC menciona que o lançamento Mate XT, primeiro celular dobrável em três partes, pode impulsionar ainda mais a marca.
Entretanto, a Vivo segue na liderança do segmento com 18.6%, com crescimento de 21.5% no último trimestre. Vale destacar que no mesmo período do ano anterior, a liderança era da Apple, com 16.1%.
Apple traça novas estratégias
Segundo o relatório, desde que a China proibiu os funcionários públicos de usarem iPhones, a fabricante tem realizado promoções constantes para atrair os consumidores. Essa ação do governo também justifica a queda de vendas da Apple.
Fonte: IDC