Apple nega problema do "Scratchgate" em resposta oficial
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Após casos de supostos arranhões na parte de trás do iPhone 17 Pro, a Apple deu suas primeiras respostas oficiais em relação ao chamado “Scratchgate”. No entanto, a companhia negou que o problema ocorre da forma que foi alegado por internautas.
- O que mudou do iPhone 16 Pro para o 17 Pro: nova tela, corpo de alumínio e mais
- Por que as pessoas pagam tão caro em um iPhone?
Após o desgaste ter sido visto em unidades de demonstração no evento de lançamento, a empresa atribuiu o fenômeno à "transferência de material" dos suportes MagSafe utilizados na ocasião.
A Apple ainda adicionou que esses resíduos poderiam ser removidos com uma simples limpeza, e não constituem danos permanentes. Finalizou apontando que a ocorrência também pode afetar modelos antigos de iPhone, ou qualquer produto de alumínio anodizado da marca.
Testes realizados desde o início das entregas do iPhone, na semana passada, indicam que o desgaste do revestimento nas bordas do módulo de câmeras tende a ocorrer em poucos dias de uso normal.
Além disso, o uso sem capa, incentivado pela Apple, aumenta a exposição à poeira, o que gera um atrito capaz de deixar marcas visíveis.
O que é o Scratchgate — entenda o que acontece
Desde o anúncio do iPhone 17 Pro, marcas visíveis na moldura de alumínio do aparelho dominaram as discussões sobre o dispositivo.
Segundo informações iniciais, os arranhões são resultado de dois fatores principais: a mudança de material em relação à geração anterior, além de um novo formato do módulo de câmeras.
Afinal, a Apple substituiu a moldura de titânio do iPhone 16 Pro por uma de alumínio, com o objetivo de reduzir o peso e melhorar a dissipação térmica.
Além disso, a ilha de câmeras passou a ter bordas mais retas, em vez do acabamento suave das gerações anteriores. Em contato com chaves ou moedas, por exemplo, essa estrutura “pontiaguda” pode ter seu revestimento de pintura danificado.
Leia mais no Canaltech:
- Snapdragon 8 Elite Gen 5: Qualcomm lança chip com IA personalizada; conheça
- Realme promete trazer celular com novo Snapdragon para Brasil antes da Samsung
- Quanto custaria um Galaxy Y em 2025, corrigido pela inflação?