Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple não recomenda usar arroz para secar iPhone molhado

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Fevereiro de 2024 às 07h24

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

Contrariando a crença popular de que colocar um dispositivo eletrônico molhado em grãos secos de arroz ajuda a secá-lo mais rapidamente, a Apple atualizou seu guia para "alerta de detecção de líquido" e não recomenda que usuários de iPhone realizem essa prática.

Identificado pelo site Macworld, a atualização da página da Apple diz que usuários não devem envolver o iPhone em grãos de arroz, uma vez que pequenas partículas podem causar danos ao celular.

A empresa também reforça que consumidores não devem utilizar uma fonte externa de calor, ar comprimido ou inserir objetos como haste flexível ou papel-toalha no conector de carregamento.

Continua após a publicidade

Embora iPhones mais recentes sejam certificados com proteção IP68 contra poeira e líquidos, isso não significa que sejam à prova de intempéries de qualquer tipo.

A exposição a líquidos pode causar danos aos componentes internos e a proteção IP68 garante a resistência do aparelho até certa profundidade e por um período limitado de tempo. Portanto, é importante evitar mergulhos prolongados ou em águas profundas, bem como exposição em situações com muita pressão, como natação e outros esportes aquáticos.

Além disso, a resistência à água e poeira do iPhone pode diminuir com o tempo devido ao desgaste natural.

Continua após a publicidade

O que não fazer quando molhar o iPhone

  • Não seque o iPhone usando uma fonte externa de calor ou ar comprimido.
  • Não insira no conector um objeto estranho, como uma haste flexível ou um papel-toalha.
  • Não coloque o iPhone em um saco de arroz. Pequenas partículas de arroz podem causar danos ao iPhone.

O que fazer quando molhar o iPhone

Em modelos de iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e mais recentes, o iOS emite um alerta ao detectar líquido no conector Lightning ou USB-C indicando "carregamento não disponível".

Continua após a publicidade

Ao visualizar o alerta, remova o smartphone do carregador e siga as instruções indicadas pela Apple:

  • Bata o iPhone levemente na mão com o conector apontado para baixo para remover o excesso de líquido.
  • Deixe o iPhone em um local seco com fluxo de ar.
  • Aguarde pelo menos 30 minutos antes de carregar o dispositivo com um cabo Lightning ou USB-C ou conectar um acessório.
  • Caso veja o alerta novamente, isso significa que ainda há líquido no conector ou embaixo dos pinos do cabo. Deixe o iPhone em uma área seca com fluxo de ar por até um dia. Você pode tentar carregar o dispositivo ou reconectar um acessório durante esse período. Pode demorar até 24 horas para o iPhone secar totalmente.
  • Após isso, se ainda não estiver carregando, desconecte o cabo do adaptador e desconecte o adaptador da parede (se possível) e conecte-os novamente.

Para evitar dores de cabeça e prejuízos desnecessários, o melhor é evitar ao máximo a exposição do iPhone a situações que possam levar ao contato com líquidos e grãos finos de poeira ou areia.

Fonte: Macworld