Publicidade

Apple cresce e vira líder em vendas de celulares na China

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Bruno Bertonzin/Canaltech
Bruno Bertonzin/Canaltech
iPhone 16

As vendas do iPhone alcançaram o primeiro lugar na China, de acordo com os dados mais recentes da agência de mercado Counterpoint Research. Isso ajudou a Apple a impulsionar suas vendas globais em 15% durante os meses de abril e maio.

Para referência, este é o melhor desempenho da empresa para esse período desde a pandemia de COVID-19, segundo dados da Counterpoint Research.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em geral, os meses mais próximos da metade do ano costumam ser menos movimentados para a empresa, que costuma ter seus melhores resultados após anunciar os modelos mais recentes da linha iPhone — o que acontece por volta do mês de setembro. 

Além dos bons resultados na China, a Apple também viu as vendas aumentarem em outro mercado essencial: os Estados Unidos.

De acordo com a Counterpoint, a Apple também contou com o apoio de consumidores que buscam evitar tarifas, e temem um aumento de preços nos próximos meses. Subidas de dois dígitos também foram registrados nos mercados do Japão, Índia e Oriente Médio. 

Ivan Lam, Analista Sênior da Counterpoint Research, reforçou que "o desempenho do iPhone no 2º trimestre parece promissor no momento, mas, como sempre, as oscilações são ditadas por dois países - EUA e China". 

Além disso, o lançamento do iPhone 16e no primeiro trimestre pode ter ajudado a marca a crescer “fora de época”.

iPhone teve preço reduzido na China

Diante do crescimento da Huawei e outras marcas locais, movimentações mostraram que a Apple e revendedores estariam procurando alternativas para retomar as vendas na China.

Continua após a publicidade

Isso inclui a adoção de cortes de preços em seus produtos. 

Plataformas de e-commerce chinesas chegaram a oferecer descontos de até 2.530 yuan (cerca de R$ 1.950 em conversão direta) nos modelos mais recentes do iPhone. 

Cálculos baseados em dados da China Academy of Information and Communications Technology indicaram que as remessas de celulares estrangeiros subiram para 3,52 milhões de unidades em abril, contra 3,50 milhões no mesmo mês do ano passado. 

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

iOS 26 e mais: veja tudo que foi mostrado na WWDC 25: