Publicidade

Apple abrirá internet via satélite para outros apps no iPhone 18, diz Gurman

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A Apple planeja uma grande expansão dos seus recursos de satélite, que deve ir muito além das mensagens de emergência. Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a empresa vai criar uma "estrutura" que permitirá a desenvolvedores de apps de terceiros integrar a conectividade via satélite em seus próprios aplicativos.

Isso significa que, no futuro, apps de outras empresas poderão usar a conexão via satélite, hoje restrita a funções nativas do iPhone. Além disso, Gurman afirma que a Apple desenvolve uma versão do Apple Maps que funcionará com essa tecnologia, sem depender de Wi-Fi ou dados móveis. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A banda da conexão também deve aumentar, o que pode permitir o envio de fotos, e não apenas textos.

Essa mudança de patamar deve vir com o iPhone 18, em 2026. O aparelho teria suporte ao 5G NTN (Redes Não-Terrestres), uma tecnologia que permite às torres de celular se conectarem a satélites para ampliar a cobertura.

Com isso, a experiência de uso deve melhorar drasticamente. A conexão de próxima geração funcionaria com o iPhone no bolso, dentro de um carro ou em ambientes fechados, o que elimina a necessidade de apontar o celular para o céu.

A estratégia da Apple é usar esses recursos como um diferencial de venda para manter os usuários em seu ecossistema. A empresa planejava cobrar pelo serviço, mas decidiu mantê-lo gratuito. No entanto, Gurman sugere que a Apple pode, no futuro, "deixar os clientes pagarem às operadoras" por "recursos mais avançados".

Essas novidades devem ser reservadas para a linha de iPhones de 2026 (Pro, Air e o dobrável). Para que tudo isso funcione, a Globalstar, parceira de satélites da Apple, precisará de uma atualização significativa em sua infraestrutura.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

ASSISTA: Análise iPhone 17 Pro - o termo Pro de forma literal. [ANÁLISE/REVIEW]

Fonte: Digital Trends