Usuários reclamam que iPhone 6 Plus estaria entortando quando colocado no bolso

Por Redação | 24 de Setembro de 2014 às 11h46

Poucos dias após a chegada do iPhone 6 Plus, começam a aparecer os relatos sobre os primeiros problemas no aparelho. Mas, ao contrário do que se imagina, eles não estão relacionados ao iOS 8 ou falhas em sistemas, mas sim a um possível e grave problema de design que estaria causando o entortamento ou deformação de aparelhos quando colocados no bolso frontal da calça.

A cada dia, surgem mais imagens de celulares com sua parte superior torta, como se estivesse quebrada, apesar da falha, até o momento, não ter sido responsável pela quebra de nenhum iPhone 6 Plus. Ainda assim, caso o “fenômeno” realmente esteja acontecendo, pode significar muitos problemas para a Apple já que o smartphone, assim como qualquer outro, foi feito para uso no dia a dia e, claro, eventualmente será guardado no bolso.

Para chegar à verdade, o canal Unbox Therapy resolveu fazer o “teste do entortamento” no iPhone 6 Plus. Em imagens bastante dolorosas, o especialista Lewis Hilsenteger faz força sobre a parte central do aparelho para ver se ele é mesmo capaz de se deformar desta maneira ou, pior ainda, quebrar completamente.

E o resultado foi positivo (ou negativo, dependendo de como você enxerga). O iPhone 6 Plus realmente entorta, mas para que isso aconteça, é preciso aplicar bastante força - suficiente até para amassar as laterais do aparelho e modificar sua forma. Algo bastante possível de acontecer, mas que dificilmente ocorreria dentro do bolso frontal de uma calça após alguns dias.

Hilsenteger explica o problema como uma questão física simples. Há pouca sustentação para o corpo do aparelho e, como ele é mais fino e comprido, acaba se tornando menos resistente. O único apoio para a estrutura é o corpo de alumínio, um material altamente maleável presente nas laterais e na parte traseira, além de estar presente em uma placa na parte interna.

A conclusão é que existe sim a possibilidade de o iPhone 6 Plus entortar quando usado no bolso lateral da calça, mas isso depende de uma série de fatores, desde o tempo em que o aparelho passa armazenado lá até o quanto apertadas são as suas roupas.

Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre o assunto, mas alguns usuários afetados já começam a pedir, nas redes sociais ou em petições online, a devolução do dinheiro ou um recall dos smartphones.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.