8 dicas para dar uma nova finalidade ao seu smartphone sem uso

photo_camera Reprodução

Se você comprou um novo smartphone e ainda não decidiu qual finalidade dar para o seu antigo, separamos algumas dicas que pode te ajudar nessa decisão.

Além de existir a opção de doar ou vender o aparelho para outra pessoa, claro, você ainda pode descobrir formas de transformar o dispositivo com um novo uso que não envolve apenas fazer ligações.

Confira a lista com 8 opções para o destino do seu smartphone antigo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

1- Telefone para emergências

Com o tempo, os telefones fixos começaram a ser deixados de lado, pois cada integrante de uma casa conta com o seu próprio smartphone.

Mas caso aconteça uma situação de emergência e você acabe ficando sem o seu celular dentro de casa, que tal transformar um aparelho antigo em um dispositivo para chamadas de emergência?

Você pode inserir um chip pré-pago no aparelho, cadastrar contatos de emergência e deixá-lo estrategicamente posicionado em um local seguro que possa estar ao seu alcance em situações de perigo dentro de casa, como um banheiro, por exemplo (isto é, caso você não tenha o hábito de levar o smartphone ao banheiro para rolar o feed das redes sociais enquanto faz o que precisa fazer ali).

2- Dispositivo com recursos e apps de segurança residencial

Seus smartphones ou tablets antigos podem ser usados para fazer a segurança na sua residência. Você pode configurar cada um deles para funcionar como uma câmera, precisando apenas do Wi-Fi e de alguns aplicativos para isso.

Inclusive, além de fazer a viligância da sua casa ou apartamento, ele pode ser usado como um monitor para colocar no quarto do bebê; assim você acompanha todos os movimentos de seu filho sem precisar ir ao quarto.

Basta procurar na App Store ou no Google Play aplicativos que façam este tipo de serviço e dedicar seus aparelhos antigos apenas para isso.

3- Dispositivo para monitorar o sono

Hoje, os aplicativos para smartphones e tablets também ajudam a monitorar a sua saúde, existindo ainda diversas opções para o controle do seu sono. Se você costuma usar esses aplicativos, a ideia é fazer com o que o seu aparelho antigo tenha essa finalidade exclusiva.

Aplicativos como o Pillow, Relax Melodies, Sleep Better, entre outros, foram criados para que você possa ter uma melhor qualidade de sono à noite. Inclusive, apps de meditação também se enciaxam perfeitamente nessa nova proposta de destino ao seu dispositivo sem uso, bem como aqueles aplicativos que replicam sons da natureza ou white noise para proporcionar uma boa noite de sono.

4- Um dispositivo apenas para entretenimento

Imagine reunir todos os seus jogos, aplicativos de streaming e podcasts em um lugar só. Isso pode acontecer se você separar o seu smartphone antigo para ser usado apenas com esse intuito, liberando este espaço do armazenamento do aparelho atual. 

Chega de ocupar a memória do seu smartphone com apps de entretenimento e depois não conseguir baixar algum outro tipo de aplicativo com urgência, não é mesmo?

Crie pastas e separe-as por categorias, como música, vídeo, filmes, séries, jogos de ação, puzzle, entre outras, e boa diversão!

5- e-Reader

Conteúdos de aplicativos como o Kindle e iBooks podem consumir bastante espaço do seu smartphone. Por isso, o seu smartphone ou tablet antigo pode se tornar um e-reader completo.

6- Controle para Apple TV, Chromecast e televisão

Para que tantos controles remotos se é possível ter apenas um? Dedique o seu aparelho antigo para se tornar um controle universal para a sua TV, Apple TV ou Chromecast, por exemplo.

Baixe os aplicativos de cada um dos serviços e faça bom proveito.

7- Smartphone para crianças

Assim como você pode transformar o seu smartphone ou tablet antigo em uma central de entretenimento, ele também pode ser personalizado para a diversão das crianças.

Baixe jogos infantis e apps educacionais e faça com que o dispositivo se torne um brinquedo eletrônico. Você ainda pode aproveitar a câmera e ensinar as crianças a tirar fotos, usar as técnicas de fotografia de diferentes aplicativos, entre outras opções criativas.

8- Doe ou venda

Mas, se você prefere não acumular aparelhos, ainda existe a opção de vender ou doar o seu smartphone ou tablet. Eles podem ser repassados para algum familiar, para os filhos ou ainda para instituições de caridade. Caso o aparelho ainda seja relativamente novo, você pode vendê-los depois de serem resetados, aproveitando enquanto ele ainda tem valor no mercado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.