4 novidades na câmera do iPhone 17: super zoom, selfies inteligentes e mais
Por André Leonardo • Editado por Léo Müller | •

A Apple revelou a linha de iPhone 17 na última terça (09). Entre muitas novidades de design e desempenho, o sistema de câmeras foi um dos destaques, com recursos tecnológicos avançados. Veja quatro novidades das câmeras do iPhone 17.
- O que mudou do iPhone 16 para o 17: tela mais veloz, câmeras melhores e mais
- iPhone 17 do Brasil é o 2º mais caro do mundo; veja o ranking completo
- O que mudou do iPhone 16 Pro para o 17 Pro: nova tela, corpo de alumínio e mais
Se em 2024 as atualizações foram mais contidas, em 2025 a Apple decidiu promover mudanças radicais, tanto para quem tira fotos no dia a dia quanto para os criadores de conteúdo e cineastas profissionais.
1. O Super zoom e sensores poderosos
A mudança mais impactante no sistema de câmeras traseiro dos modelos Pro e Pro Max é o zoom. A nova lente teleobjetiva agora oferece um zoom de qualidade óptica de 8x, um salto considerável em relação aos 5x da geração anterior.
Para conseguir isso, a Apple redesenhou o sistema de prismas interno e utilizou um sensor 56% maior. Isso se traduz em fotos com zoom muito mais nítidas, com mais detalhes e melhor desempenho em ambientes com pouca luz.
Além disso, todos as três câmeras traseiros — o principal, o ultra-wide e a teleobjetiva — agora contam com 48 megapixels, padronizando a alta resolução em todo o conjunto e permitindo capturas com uma riqueza de detalhes impressionante.
2. Ninguém de fora da selfie com o "Center Stage"
A câmera frontal foi completamente reinventada. O novo sistema "Center Stage" estreia um sensor de 18 MP inteligente. O recurso está presente nos quatro novos celulares: iPhone 17, 17 Pro, 17 Pro Max e Air.
Essa novidade consegue enquadrar automaticamente todas as pessoas em uma selfie em grupo ou manter seu rosto centralizado durante uma chamada de vídeo, mesmo que você se mova.
Uma das funções mais interessantes é a capacidade de gravar vídeos na horizontal enquanto segura o celular na vertical, uma mão na roda para criadores de conteúdo.
3. Recursos de cinema para todos
Para os profissionais, a Apple trouxe ferramentas antes restritas a câmeras de cinema.
O iPhone 17 Pro é o primeiro smartphone a suportar a gravação em ProRes RAW, um formato que oferece controle quase absoluto sobre cores, contraste e brilho na pós-produção.
4. Sincronização de imagens em vários iPhones
A outra adição de nível profissional é o Genlock, uma tecnologia que permite sincronizar com perfeição as imagens de vários iPhones usados em uma mesma gravação, algo essencial em produções complexas como filmes e comerciais.
Leia mais no Canaltech
- Apple ressuscita bateria portátil para ajudar iPhone Air a durar o dia todo
- Fim do chip físico deu 2 horas a mais de bateria para iPhone 17 Pro
- 5 novidades do iOS 26 para iPhones