X-Men '97 quebra recorde do Disney+ e pode trazer de volta outras animações
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |
X-Men '97 chegou ao Disney+ com a difícil tarefa de continuar o clássico desenho dos anos 90 e ainda ter o peso de ser a primeira produção dos mutantes feita pelo Marvel Studios. A aposta deu certo, já que a sequência se tornou a série de animação mais vista da história do streaming da Disney.
- X-Men '97 | 10 episódios do desenho para assistir antes da estreia
- X-Men '97 | Tudo o que você precisa lembrar antes do retorno da série
De acordo com a empresa, a estreia de X-Men '97, que chegou ao catálogo no dia 20 de março com dois episódios, se tornou a estreia mais bem-sucedida de uma série animada no streaming desde What If…?, outra produção do Marvel Studios, lançada em 2021.
Segundo a plataforma, foram mais de 4 milhões de exibições nos cinco primeiros dias após a estreia — número que destaca o quanto o retorno dos mutantes foi bem recebido pelo público. A notícia, porém, não chega a ser uma surpresa, já que a recepção extramemente positiva aos primeiros episódios da animação já apontavam para um inquestionável sucesso. No Rotten Tomatoes, site que agrega críticas do mundo inteiro, o desenho animado ostenta uma média de 100% de aprovação — uma nota perfeita e bastante rara no site.
Só que há alguns poréns. Em seu anúncio comemorativo, a Disney também deixou claro que curtas animados e antologias, como I Am Groot, Star Wars: Visions e Zootopia+ não entram nesse ranking. Isso não diminui o sucesso da série dos mutantes, mas tira um pouco o impacto desse recorde interno ao abaixar um pouco a régua dos competidores.
Sucesso pode inspirar o retorno de mais animações
O sucesso de X-Men '97 é realmente impressionante e pode inspirar o Marvel Studios a retornar com algumas animações que marcaram toda uma geração nos anos 90. De acordo com o insider Alex Perez, o estúdio estaria cogitando explorar mais esses desenhos, como O Incrível Hulk e Quarteto Fantástico, que faziam parte do mesmo universo da série animada dos mutantes na década de 90.
Porém, a animação com mais chances de ganhar uma sequência, ainda que a ideia esteja em estágios iniciais, é Homem-Aranha: A Série Animada. Considerando que o desenho terminou com um gancho enorme, e teve vários episódios de crossover com os mutantes, uma continuação nos moldes de X-Men '97 faria bastante sentido. Seria a chance, inclusive, de resolverem um dos maiores mistérios do clássico desenho.
Sobre o que se trata X-Men '97?
A nova série animada segue exatamente de onde a produção que foi exibida na TV de 1992 a 1997 parou, mostrando o time de mutantes tendo que lidar com um mundo sem o seu mentor Charles Xavier. Ainda sem entender como continuar o seu legado, o grupo descobre que o Professor X deixou tudo nas mãos de seu antigo amigo, e às vezes inimigo, Magneto, que surge como um novo líder para os mutantes.
Além dos habituais conflitos de super-heróis contra vilões, a série ainda aborda a dificuldade do dia a dia dos mutantes, que são alvos de preconceito e intolerância por parte dos humanos.
O time traz uma formação com alguns dos mutantes mais conhecidos dos quadrinhos, como Ciclope, Jean Grey, Wolverine, Gambit, Vampira, Tempestade, Jubileu, Morfo, Bishop, Noturno e Fera.
X-Men '97 tem novos episódios toda quarta-feira, na Disney+.