Publicidade

Tartarugas Ninja | Quem foi Vênus, a quinta tartaruga esquecida?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Saban Entertainment
Reprodução/Saban Entertainment

Sempre que a imagem das Tartarugas Ninja vem à mente, é possível visualizar os seus quatro integrantes: Michelangelo, Donatello, Raphael e Leonardo. Só que existiu um período em que mais uma Tartaruga fez parte do grupo, mas acabou esquecida com o passar do tempo. Estamos falando da integrante feminina dos quelônios lutadores, Vênus de Milo.

Tendo sua primeira aparição em uma série de TV, Vênus de Milo apareceu diretamente ligada à origem do grupo. A ideia era pegar carona no sucesso dos personagens nos cinemas e ampliar o universo, trazendo uma heroína para contemplar também o público feminino — vendendo, assim, brinquedos para um número ainda maior de pessoas.

Além de seu nome não ser de um artista, mas sim de uma obra de arte, o visual da Tartaruga também era um pouco diferente para destacar mais Vênus junto das outras tartarugas. Só que a ideia não deu tão certo a trajetória da quinta aprendiz do Mestre Splinter foi bem mais breve do que muitos esperavam.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A origem de Vênus de Milo

Vênus de Milo foi apresentada na série live-action As Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação, de 1997. É contada a história que, quando o Mestre Splinter encontrou as tartarugas que foram atingidas pelo líquido que as transformou, ele pegou somente quatro de cinco tartarugas atingidas. A quinta acabou chegando até Chinatown, onde foi criada por um mágico ninja chamado Chung I.

Ele a levou até a China, onde a criou como sua filha, treinando-a na arte do Shinobi. Eventualmente, esse ninja conseguiu meditar e alcançar o plano dos sonhos, conhecendo Splinter, descobrindo a origem de Milo e a mantendo como um segredo por anos até chegar o momento certo de revelar sua existência.

Chung I acabou preso nesse reino dos sonhos pelos Dragões, uma raça humanoide que luta contra Splinter e as Tartarugas. Após uma batalha em que o espírito do Mestre Splinter é capturado pelos vilões da série, Chung I consegue se libertar, mas fica muito fraco. No seu leito de morte, ele revela a Vênus a sua origem, que então parte para Nova York ajudar as tartarugas.

Ela se junta ao quarteto em uma luta contra o Destruidor e o Clã do Pé, conseguindo resgatar o Mestre Splinter e entrando em guerra contra os Dragões ao lado de seus novos companheiros.

Continua após a publicidade

Sim, isso tudo em uma série infantil com pessoas vestidas de tartaruga dando golpes de kung fu. Um detalhe importante é que os produtores não apontaram que Vênus era irmã das outras tartarugas, pois não queriam deixar escapar a oportunidade de inventar um romance entre eles. Porque fazer uma tartaruga com seios já não era estranho o suficiente.

Seu futuro um pouco apagado

Após a série ter sido cancelada na sua primeira temporada, Vênus acabou esquecida em qualquer outra produção das Tartarugas Ninja. O criador dos quadrinhos que originaram a franquia, Peter Laird, chegou a comentar que a personagem mostrava um total falta de criatividade dos produtores da série.

Continua após a publicidade

Mencionada levemente em forma de piada em algumas produções, como Frango Robô, a ideia de uma quinta Tartaruga Ninja feminina foi retomada somente anos depois, nos quadrinhos.

Em 2022, na série publicada pela IDW Comics, Vênus foi reapresentada com uma nova origem, quase como uma Frankenstein. Aos poucos, ela foi se transformando em uma das Tartarugas, com direito a viagens no tempo que explicavam melhor a importância da personagem no futuro. Recentemente, ela foi reapresentada à história, podendo se tornar a sexta integrante do grupo.

Sim, sexta integrante, já que outra tartaruga feminina, Jennika, já faz parte do grupo há algum tempo. Vale lembrar que nenhuma das duas têm previsão para aparecer em alguma adaptação, seja para TV ou para o cinema.

Continua após a publicidade

Parece que, por enquanto, Vênus de Milo vai viver só no passado de uma série de TV meio confusa e em uma participação nas histórias em quadrinhos.