Publicidade

Star Wars | Como a Alta República acabou?

Por| Editado por Durval Ramos | 05 de Junho de 2024 às 12h30

Link copiado!

Lucasfilm Books
Lucasfilm Books

The Acolyte, série de Star Wars que estreou no Disney+ nesta terça-feira (05), mostra uma trama que se passa em um período até então inexplorado em séries e filmes da saga. A Alta República vinha sendo mostrada em livros e quadrinhos, mas fez sua estreia live action no seriado que mostra exatamente os seus últimos dias.

A série, que precede os acontecimentos de Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma em 100 anos, mostra os Jedi ainda no auge de sua influência na República, após terem vencido a guerra contra os Sith, eliminando a sua ameaça na galáxia.

Continua após a publicidade

Como a Alta República chegou ao fim?

A era da Alta República se iniciou em 500 ABY (Antes da Batalha de Yavin), quando a República e a Ordem Jedi se reorganizaram após a queda dos Sith durante a era da Velha República. Esse período também ficou marcado pelo avanço tecnológico que permitiu que viagens até a Orla Exterior se tornassem possíveis.

Toda essa época é chamada de "A era de ouro da República", em que os Jedi protegiam a Galáxia de ameaças como os os Nihil, os Drengir e os Inomináveis, predadores que consomem a Força de dentro de suas presas. Sua influência e presença em grande número pela galáxia fez com a Ordem Jedi alcançasse o ápice de seu poder durante esse período.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

As histórias da Alta República fazem parte de um projeto criado pela Lucasfilm chamado Projeto Luminus, que consiste na produção de livros e quadrinhos que exploram mais essa época até então esquecida de Star Wars.

Porém, até o momento, nenhum dos livros ou HQs chegaram perto da data em que a era de fato acaba, que se passa 100 ABY (Antes da Batalha de Yavin). O que nos traz até a série do Disney+.

The Acolyte deve mostrar o fim da era da Alta República

Continua após a publicidade

The Acolyte gira em torno da investigação de assassinatos de Jedi pela galáxia. Uma ex-padawan que deixou a Ordem Jedi é vista como principal suspeita pelas mortes, o que leva o seu antigo Mestre a tentar encontrá-la e descobrir a verdade.

A série se passa 100 anos antes dos acontecimentos do Episódio 1, o que a coloca mais ou menos no momento exato em que a era da Alta República chega ao fim. Considerando a apresentação de uma sombra que ameaça a todos, ignorada pela Ordem Jedi após séculos no auge do seu poder, é possível acreditar que a chamada "Era da Queda dos Jedi" deve começar com a conclusão de The Acolyte.

O Canaltech teve acesso aos quatro primeiros episódios da série, em que além dessa sombra constante prestes a ser revelada, é sentida uma mudança na forma de pensar dos Jedi, que parecem acomodados em sua posição de poder. Isso fica mais explícito durante os filmes prequel de Star Wars, mas já pode ser notado em The Acolyte

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe se a série terá mais de uma temporada, mas claramente mostrará como essa era de ouro da galáxia deve chegar ao fim.

The Acolyte está disponível no Disney+com novos episódios às terças-feiras.