Publicidade

Os Simpsons imagina final da série na estreia da nova temporada

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Fox
Divulgação/Fox

Os Simpsons estreou sua 36ª temporada na TV norte-americana com um episódio que provocou os fãs com o fim da série. A trama foi anunciada como o "episódio final" da animação, mas a proposta era, na verdade, uma brincadeira repleta de referências a finais icônicos de programas de TV.

O episódio contou com a participação especial do apresentador e ex-roteirista da série Conan O’Brien, que introduziu a falsa despedida no "Dolby-Mucinex Theatre", local fictício onde a celebração do "fim" da série ocorreu.

Como foi o “episódio final” de Os Simpsons

Conan O’Brien começou o episódio dizendo: "É uma honra estar aqui para o final de Os Simpsons. A Fox decidiu encerrar a série, e eu sou a pessoa certa para isso, já que já apresentei o último episódio de três dos meus próprios programas... e contando".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com esse discurso, O’Brien deu início à brincadeira que enganaria até os fãs mais atentos. O episódio trouxe diversas celebridades que já apareceram no programa ao longo dos anos, como Tom Hanks, Seth Rogen e Danny DeVito, para participar da falsa cerimônia de encerramento.

O episódio faz também uma sátira à inteligência artificial ao mostrar que o roteiro foi gerado com uma compilação de cenas finais de programas de TV. A IA teria sintetizado os desfechos de séries famosas, como Os Sopranos, MASH*, Breaking Bad e Succession, para criar o que seria o final perfeito para cada personagem.

Com esse mote, a trama de "O Aniversário de Bart" brinca com os maiores clichês de finais de séries. O “vilão” Mr. Burns morre e deixa sua fortuna para os funcionários da usina, enquanto o Diretor Skinner se aposenta e muda de cidade, abrindo caminho para um spin-off. Já Moe encerra suas atividades em Springfield, enquanto os seus clientes dizem que vão “sentir falta desse lugar”.

Foi só uma brincadeira… ou não?

O episódio termina com o aniversário de 11 anos de Bart — uma passagem de tempo que quase nunca se concretiza na história da animação. Rebelde, o personagem se recusa a apagar as velas, o que provoca um colapso na realidade fictícia da trama.

Homer tenta estrangular Bart, como de costume, mas a cena "reinicia" e tudo volta ao status quo, com Bart retornando aos seus eternos 10 anos. Com isso, o episódio revela que Os Simpsons não está de fato terminando, mas sim começando mais uma temporada.

Continua após a publicidade

Apesar de tudo não passar de uma brincadeira sobre finais de séries, há uma preocupação de que a animação possa sim estar se encaminhando para o fim. Embora o seu 36º ano esteja apenas começando, a série ainda não foi renovada para a 37ª temporada. E desde que Fox venceu suas propriedades para a Disney, as negociações entre as companhias ficaram mais complicadas, deixando o futuro dos Simpsons incerto.

Leia também: