Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O Simpatizante | Série com Robert Downey Jr é baseada em uma história real?

Por| Editado por Durval Ramos | 22 de Abril de 2024 às 17h58

Link copiado!

Divulgação/HBO
Divulgação/HBO

O Simpatizante, produção da A24 que estreou na HBO e no serviço de streaming Max, traz Robert Downey Jr. e grande elenco em uma história insana sobre um espião duplo que trabalha com a CIA e com o governo do Vietnã do Norte no final da guerra no país. Só que muitos que assistiram aos episódios gostariam de saber se tudo aquilo é baseado em fatos reais ou não.

Produzida e co-estrelada por Downey Jr., a série O Simpatizante traz Hoa Xuande no papel do Capitão, um homem que trabalha para a polícia do Vietnã do Sul, enquanto passa informações para seus companheiros do Vietnã do Norte. Ele acaba obrigado a acompanhar um general que se refugia nos EUA, provando um pouco da vida no Ocidente.

Continua após a publicidade

E todos esses acontecimentos são realmente históricos, da divisão do Vietnã em duas metades até o que aconteceu com partes dos militares envolvidos no conflito na Ásia, assim como o próprio envolvimento dos Estados Unidos nisso tudo. Só que, ao mesmo tempo, o seriado trabalha com muitos eventos ficcionais, o que apenas serve para confundir ainda mais o público.

O Simpatizante é baseado em uma história real?

Apesar de a minissérie trazer acontecimentos reais, principalmente sobre o fim da Guerra do Vietnã, com a queda de Saigon, a história em si é fictícia. O Simpatizante é baseado em um livro escrito pelo escritor e professor Viet Thanh Nguyen, publicado em 2015 e que faturou o Prêmio Pultizer de Ficção em 2016.

A obra se tornou um best-seller, sendo reconhecido por publicações como o The New York Times, que o incluiu na lista das Escolhas do Editor do jornal americano. Originalmente, a adaptação do livro seria levada ao cinema, conforme revelou o produtor Niv Fichman em conversa que teve com o Canaltech.

Com o desenvolvimento do projeto, ele acabou sendo levado para a HBO, que abraçou a ideia junto com a A24, realizando a adaptação. Além de O Simpatizante, Viet Thanh Nguyen também escreveu uma sequência para a história, chamada The Committed.

O livro foi lançado em 2021 e continua a história do Capitão, dessa vez vivendo em Paris, mas assombrado pelas suas memórias da Guerra do Vietnã. Até o momento, não existem planos para adaptar a continuação para a TV ou cinema.

Produzida por vários nomes, como o já citado Robert Downey Jr e sua esposa, Susan Downey, O Simpatizante chamou a atenção do diretor Park Chan-wook (Oldboy) e do ator, roteirista e diretor Don McKellar, que se tornaram showrunners da série.

Continua após a publicidade

A série ainda tem como diretores dos episódios Marc Munden (Utopia) e o brasileiro Fernando Meirelles (Sugar). No elenco, além de Downey Jr. em quatro papéis diferentes e Hoa Xuande, O Simpatizante traz Fred Nguyen Khan, Toan Le, Alan Trong e Sandra Oh (Killing Eve).

O Simpatizante está em exibição na HBO e na Max, com novos episódios estreando todos os domingos, até o dia 26 de maio.