Netflix está de olho nas pessoas que compartilham suas senhas
Por Rafael Rodrigues da Silva |
Uma má notícia para aqueles que compartilham a senha da Netflix com todo o grupo de WhatsApp da família: a empresa está pensando em modos de coibir esse tipo de compartilhamento de conta.
A revelação foi feita no fim da semana passada, durante a divulgação do balanço financeiro da empresa, referente ao terceiro trimestre de 2019. Segundo o CFO da Netflix, Spencer Neumann, a empresa tem monitorado de perto essa cultura de compartilhamento de senhas e que tem pensado em maneiras que não sejam nocivas a seus clientes para coibir essa prática.
Esse tipo de coisa acontece porque, atualmente, é possível ativar a Netflix em qualquer aparelho, com a única limitação sendo em quantas telas o serviço pode ser usado ao mesmo tempo. Então, se você tem uma conta única individual para dividir com toda sua família isso é algo possível, já que a assinatura permite que todo mundo tenha o app instalado em seus smartphones e tablets, e só irá barrar alguém caso o número de transmissões simultâneas ultrapasse a quantidade máxima do plano. Então, se o seu plano permite três ativações simultâneas, é possível que ele seja utilizado por 20 pessoas, mas apenas três conseguirão usar o serviço ao mesmo tempo.
Uma das possibilidades seria, pela primeira vez, limitar o número de dispositivos no qual a Netflix pode ser instalada - como, por exemplo, permitir que uma conta seja acessada por apenas dez dispositivos (incluindo smartphones, tablets, videogames e computadores). Algo parecido já existe hoje na HBO Go (o serviço onde assinantes do canal HBO na TV a cabo podem acessar os conteúdos do canal pela internet), onde uma conta permite que apenas cinco dispositivos sejam cadastrados para acessar o serviço (no caso de computadores, o cadastro é feito pelo endereço IP da máquina).
Mas, por enquanto, ainda não há motivo para preocupação: ainda que a Netflix esteja monitorando o compartilhamento de contas, Neumann já deixou claro que a empresa não irá fazer nenhuma mudança no formato de como as contas do streaming funcionam em um futuro próximo. Então, se você é desses que divide a conta com todo mundo que conhece, por enquanto não há com o que se preocupar. Mas, provavelmente, alguns de seus parentes e amigos logo serão obrigados a deixar de folga e fazerem a própria assinatura do serviço de streaming em questão.
Fonte: MobileSyrup