Publicidade

Os 10 melhores animes de esporte de todos os tempos

Por| Editado por Durval Ramos | 18 de Abril de 2024 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/Production I.G, Madhouse, Toei Animation, MAPPA
Reprodução/Production I.G, Madhouse, Toei Animation, MAPPA

Sempre quando se fala em animes, a primeira coisa que vem à mente, além do característico visual das animações japonesas, são lutas absurdas, ficção científica ou romances. Não precisa conhecer muito para saber que os animes oferecem muito mais que isso, como é o caso com os desenhos que giram em torno de esportes.

Algumas das produções mais empolgantes que o Japão já produziu não envolvem uma pancadaria generalizada, mas sim, partidas de algum esporte absolutamente comum, mas retratado como se fosse a coisa mais insana do universo.

Passando por boxe, vôlei, patinação e até mesmo luta livre e pingue-pongue, existe anime de quase tudo. Só que, como é de se esperar, algumas animações conseguem se destacar muito mais, seja pelas suas histórias ou pelos momentos cada vez mais doidos em seus episódios que te fazem querer entrar na modalidade na mesma hora.

Continua após a publicidade

10. Tiger Mask W

O mundo da luta livre já é louco por si só, mas Tiger Mask W consegue elevar isso, apresentando a história de dois jovens lutadores que buscam vingança contra uma empresa global de pro wrestling, assumindo a identidade de Tiger Mask e Tiger Dark.

O anime, que é sequência de um clássico mangá dos anos 1960 que virou um anime na década seguinte, impressiona porque, além de apresentar esse universo de uma forma interessante, conseguiu pular para o mundo real.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O personagem Tiger Mask já havia sido interpretado por diferentes lutadores da empresa New Japan Pro Wrestling. Durante a exibição de Tiger Mask W, o lutador Kota Ibushi assumiu a persona de Tiger Mask W, enquanto o lutador ACH assumiu o papel de Tiger The Dark com direito à máscara e vários dos golpes vistos no anime.

E a figura do Tiger Mask se tornou tão icônica no Japão que serviu de inspiração para outros personagens que, com o tempo, se tornaram mais famosos que ele no restante do mundo. O personagem King, da série de luta Tekken, é baseado no lutador Satoru Saiyama, que assumiu a persona de Tiger Mask nos ringues davida real.

Tiger Mask W está disponível na Crunchyroll.

Continua após a publicidade

9. The Prince of Tennis

The Prince of Tennis é, como o próprio nome indica, um anime sobre uma escola particular que tem um clube de tênis cheio de jogadores talentosos. Um aluno chamado Echizen Ryoma é transferido e começa a se destacar ao derrotar vários dos veteranos do lugar.

Ele é escolhido para o time da escola para tentar vencer o Torneio Nacional de Tênis, fazendo novas amizades e aprendendo novas técnicas. É o tipo de anime que segue um pouco o esquema das animações com lutas, mas trocando socos e chutes por belíssimas jogadas de tênis. E o destaque é justamente a animação das partidas, que traz todo aquele dinamismo que a gente está acostumado a ver em pancadarias sendo utilizada para dar o triplo de emoção a cada raquetada.

Continua após a publicidade

The Prince of Tennis está disponível na Crunchyroll.

8. Yuri!!! on Ice

Yuri!!! on Ice mostra que é possível fazer anime de tudo, já que a história gira em torno de patinação artística de um jeito muito bem feito. A série mostra a relação do patinador Yuri Katsuki com o seu herói, Victor Nikiforov, o campeão russo de patinação artística. Victor se torna treinador de Yuri e de um jovem prodígio russo, também chamado Yuri, que se torna seu rival. Tem Yuri para todo mundo nesse anime!

Continua após a publicidade

Durante sua exibição, em 2016, Yuri!!! on Ice chamou muito a atenção devido ao relacionamento entre os personagens principais, sendo bastante elogiado pela forma como representa uma relação amorosa entre pessoas do mesmo sexo. A série também foi elogiada pelo modo como trata de assuntos como homofobia, focando em personagens que têm origem em países com vários problemas em relação a isso.

Yuri!!! on Ice está disponível na Crunchyroll.

7. Super Campeões

Continua após a publicidade

Super Campeões é um clássico anime de futebol que mostra um jovem capitão chamado Oliver Tsubasa. A série foi criada como uma forma de promover o esporte no Japão, sendo patrocinada pela Associação Japonesa de Futebol.

O anime mostra como Tsubasa evolui como jogador ao lado do seu time, representando o futebol japonês em todo mundo. Como só o esporte não era suficiente, o anime transforma as partidas em situações completamente fantasiosas, com chutes poderosos, defesas mirabolantes e situações que beiram uma luta de Dragon Ball. Só coisa fina.

Super Campeões fez muito sucesso no Brasil quando foi exibido na Rede Manchete, sendo reprisado algumas vezes em canais como Cartoon Network e Rede TV, ganhando uma nova versão em 2018.

Super Campeões está disponível no Prime Video e no Crunchyroll.

Continua após a publicidade

6. Blue Lock

Continuando no tema do futebol, Blue Lock mostra a história de Isagi Yoichi, um jovem que quer se tornar o maior atacante do mundo e ganhar a Copa do Mundo pelo Japão. Começando com a eliminação do país na Copa de 2018, é percebido que um dos problemas do futebol japonês é a falta de bons atacantes.

Para resolver isso, um plano é gerado para isolar 300 atacantes sub-18 em um centro de treinamento de última geração chamado Blue Lock, tentando desenvolver pelo menos artilheiro para a seleção.

Continua após a publicidade

É uma ideia tão boba que dá uma volta e se torna genial, entregando algumas cenas bastante emocionantes ao longo do anime. Sem falar que o anime deu um novo gás no interesse dos japoneses pelo futebol, que chegou a empolgar na Copa do Mundo de 2022 até ser eliminada pela Croácia nas oitavas de final. Quem sabe isso gere um novo anime para o mundial de 2026.

Blue Lock está disponível no Crunchyroll.

5. Ashita no Joe

Continua após a publicidade

Ashita no Joe é um dos animes de esportes mais importantes já produzidos, influenciando diversos outros mangás e animes desde o seu lançamento, na década de 1960. O anime conta a história de Joe Yabuki, um jovem violento que arranja brigas nas ruas, é orgulhoso e mentiroso. Ele conhece um boxeador que deixou os ringues quando perdeu a visão de um dos olhos, que reconhece em Joe potencial para ser um grande lutador.

Ashita no Joe marcou toda uma geração de fãs no Japão, inclusive ganhando um remake futurista na forma de Megalobox durante as comemorações de 50 anos do mangá.

Apesar de Ashita no Joe não estar disponível, você pode assistir Megalobox na Crunchyroll, Prime Video e Max.

4. Slam Dunk

Continua após a publicidade

Slam Dunk foi um mangá serializado de 1990 a 1996 e transformado em anime em 1993. Um dos mangás mais vendidos da história, com mais de 120 milhões de cópias vendidas apenas no Japão, a história gira em torno de Hanamichi Sakuragi, um delinquente juvenil que nunca se deu bem com garotas.

Quando ele conhece Haruko Akagi, ela não só não o rejeita, como reconhece que ele tem talento de atleta, o apresentando ao time de basquete da escola. Apesar de começar sendo extremamente imaturo, Sakuragi mostra que tem talento mesmo para o esporte, começando a criar gosto pela coisa.

Trata-se de um dos animes de esporte mais populares do Japão e que despertou muito o interesse do público no esporte. Parte disso está na ótima narrativa construída pelo autor Takehiko Inoue (Vagabond), que desenvolve sua história ao mesmo tempo em que cria uma excelente cartilha que ensina o básico do basquete de uma maneira bem divertida e interessante.

Continua após a publicidade

Recentemente, Slam Dunk ganhou um novo filme chamado The FIrst Slam Dunk. Tanto o anime original quanto o longa seguem indisponíveis no streaming.

3. Hajime no Ippo

Ashita no Joe foi um anime tão influente que inspirou a criação de Hajime no Ippo, mangá em publicação desde 1989 que conta a história de Ippo Makunouchi, um garoto de tímido de 16 anos que pensa apenas em ajudar a sua mãe, que aluga barcos para pescadores. Vítima de bullying, ele acaba sendo salvo de uma surra pelo boxeador Mamoru Takamura, que o leva até a academia onde treina.

Chegando lá, Ippo mostra que é um verdadeiro monstro na porrada, chamando atenção de todos. Reconhecendo o talento do garoto, ele começa a treinar boxe no local, iniciando a sua jornada no esporte. Hajime no Ippo tem uma estrutura bem interessante, mostrando o treinamento e evolução de Ippo e tendo suas lutas divididas em dois ou três capítulos, aumentando cada vez mais a tensão e emoção da história.

Hajime no Ippo está disponível na Netflix. Sua continuação, Hajime no Ippo: New Challenger, pode ser assistida na Crunchyroll.

2. Kuroko no Basket

Se Slam Dunk mostrava o basquete de uma forma mais realista, Kuroko no Basket aposta mais em uma produção estilizada, cheia de "movimentos especiais", mas ainda bastante empolgantes. É o Super Campeões do basquete.

O anime mostra um time de basquete de uma escola de ensino fundamental que era formado por jogadores prodígios. Ao se formaram, cada um seguiu para um colégio diferente, todos com grande história no basquete.

Um sexto membro do time, que ninguém conhecia, acaba indo para um colégio de pouca representatividade no esporte. Kuroko Tetsuya, o sexto membro da "Geração dos Milagres", e outro talentoso jogador do colégio, tentam erguer o time da nova escola, desafiando cada um dos seus antigos companheiros.

Kuroko no Basket está disponível na Crunchyroll e na Netflix.

1. Haikyu!!

Haikyu!! é considerado por muitos como o melhor anime de esporte lançado até hoje. Abordando o mundo do vôlei, o desenho mostra Shoyo Hinata, um jovem que se apaixona pelo esporte de voleibol ao ver um jogo na TV.

Empolgado, mesmo sendo alguém pequeno, ele tenta seguir os passos de seu grande ídolo, que assim como ele, não tem uma estatura alta para o esporte, mas ainda brilha como o Pequeno Gigante.

Tentando reunir um time em sua escola para um torneio, Shoyo é massacrado contra um time favorito do campeonato, jurando um dia se vingar do melhor jogador da equipe rival, Tobio Kageyama. Chegando no ensino médio, Shoyo vai para uma nova escola e se inscreve no time de vôlei, apenas para descobrir que Kageyama será o seu parceiro.

Com bom desenvolvimento de seus personagens e momentos emocionantes durante as partidas, o anime tem milhões de fãs ao redor do mundo.

Haikyu!! está disponível na Crunchyroll e na Netflix.