Publicidade

Mafalda | Clássica personagem de Quino ganha série animada na Netflix

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix

Os fãs de Mafalda, personagem criada pelo quadrinista Quino nos anos 1960, podem comemorar. Na terça-feira (6), a Netflix anunciou que irá fazer uma série animada da pequena garota argentina que odeia sopa e ama os Beatles. A produção ainda não tem data para chegar ao streaming, mas terá direção do vencedor do Oscar, Juan José Campanella.

Consagrado diretor argentino, Campanella está por trás de sucessos como o live-action O Segredo dos Seus Olhos e a animação Um Time Show de Bola, além de ter inúmeros trabalhos populares na TV.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em uma carta aos fãs, o cineasta contou que tinha 6 ou 7 anos quando o primeiro livro com tirinhas de Mafalda foi publicado na Argentina. Embora os pais insistissem que ele não ia entender as histórias da pequena rebelde, o diretor insistiu em comprar o volume, o que o levou a se tornar um fã da personagem e descobrir palavras novas no dicionário.

Anos depois, ao conhecer Quino em uma visita que o quadrinista fez ao escritório de Um Time Show de Bola, Campanella contou que ele e sua equipe ficaram se perguntando como poderiam reconectar as novas gerações a grande obra do autor, levando a engenhosidade de Mafalda às crianças que hoje crescem em plataformas digitais.

“Hoje, doze anos depois dessa visita inesquecível, enfrentamos esse desafio. Nada mais nada menos que transformar Mafalda em um clássico da animação. É nossa obrigação preservar o humor, o timing, a ironia e as observações de Quino”, afirmou o diretor, que completou ainda dizendo que o trabalho é, de longe, o maior desafio de sua vida.

Mafalda é ícone mundial

Criada originalmente para uma propaganda de eletrodoméstico do Clarín que nunca chegou a ser publicada, Mafalda ficou guardada nos rascunhos de Quino até ver à luz do dia em 1964, quando se tornou de fato um cartoon na publicação semanal Primera Plana.

Pouco tempo depois, a menina de seis anos, dona de uma visão muito aguçada sobre a humanidade, começou a aparecer diariamente no jornal Mundo de Buenos Aires, onde cresceu, ganhou amigos – como os clássicos personagens Manolito e Susanita – e se tornou um ícone mundial.

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos, Mafalda já foi adaptada duas vezes para a TV argentina, primeiro em uma série de curtas animados em 1972 e, posteriormente, em uma série de animação de 1993.

A nova produção da Netflix, no entanto, terá alcance mundial, e contará com Campanella como diretor, roteirista e showrunner do projeto, além de Gastón Gorali como co-roteirista e produtor geral, e Sergio Fernández como diretor de produção.