Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fallout | Fãs criam mapa interativo que mostra todos os Refúgios da série

Por| 15 de Abril de 2024 às 10h35

Link copiado!

Divulgação/Amazon Prime Video
Divulgação/Amazon Prime Video

Um dos grandes charmes da adaptação de Fallout é contextualizar bem o público sobre o que são os Refúgios, os grandes abrigos criados para proteger os Estados Unidos de um apocalipse nuclear e que se torna o ponto de partida da nova série do Prime Video. E não demorou quase nada para que os fãs do seriado e dos próprios jogos trouxessem a ideia para o mundo real.

Calma, ninguém construiu um mega-bunker daquele estilo (ainda) nos Estados Unidos. Na verdade, o sucesso do seriado do Prime Video motivou um pessoal a mapear todos os abrigos existentes nesse universo. A partir do Google Earth, eles criaram uma nova camada de visualização que mostra bem como está disposta a rede de abrigos construídos pela Vault-Tec, a megacorporação por trás desses espaços.

Continua após a publicidade

O mapa interativo foi criado pela usuária “Nikki Tunnelsnakefool”, que é uma famosa produtora de conteúdo relacionado a Fallout desde a época dos jogos mais antigos. O curioso é que ela revelou ser mestrando em Geografia, usando seus conhecimentos acadêmicos para criar um grande mapa dos Estados Unidos que indica a posição de cada um dos Refúgios levando em conta as características reais de cada região.

Para isso, ela usou uma informação que o próprio seriado apresentou. No último episódio da série, é mostrada uma cena com a Vault-Tec apresentando a localização de cada um dos abrigos. O trecho em si é muito breve, mas foi o suficiente para que uma viciada no universo de Fallout explorasse esse mapa mais a fundo.

Segundo a cartógrafa do apocalipse, em apenas 10 minutos, ela conseguiu fazer o georreferenciamento preciso de cada um desses lugares e os colocou dentro do Google Earth. Assim, ao compartilhar com sua criação, ela criou o maior e mais preciso mapa interativo de todo o universo Fallout, trazendo localidades que aparecem na série, que os fãs conhecem dos games e outras que nunca haviam sido citadas até então.

Para acessar o mapa, é preciso baixar um arquivo KML que é exportado para o Google Earth que adiciona o novo modo de visualização. O único ponto é que ela não organiza esses bunkers por números da mesma forma que acontece na franquia — até porque há uma centena de Refúgios sem identificação até agora. Então, tirando esse detalhe, está tudo lá.

Como visualizar os mapas

Você não precisa ter o Google Earth instalado em seu computador para visualizar o excelente trabalho de cartografia feito pela geógrafa e produtora de conteúdo. Nikki Tunnelsnakefool divulgou o arquivo KML em seu canal no Discord e é possível abri-lo direto pela versão web do serviço de geolocalização da Google.

Continua após a publicidade

Assim, basta acessar a página do Google Earth e criar um novo projeto. A página vai perguntar se quer criar a partir de dados do Drive ou de um arquivo KML. Então, basta selecionar o documento disponibilizado e pronto.

Além de trazer uma longa lista com todos os 115 Vaults apresentados na série, o mapa ainda conta com as coordenadas exatas de cada um deles. E é interessante notar algumas peculiaridades nessa distribuição que ela captou do seriado: Áreas mais ricas, sobretudo localizadas próximas à Costa Leste, contam com um número maior de abrigos que o meio-oeste americano ou mesmo em estados do Sul, como a Flórida.

É o tipo de detalhe que casa bem com o discurso que Fallout sempre apresentou por trás de suas loucuras, mostrando que o interesse da Vault-Tec nunca foi mesmo criar um grande plano para salvar os Estados Unidos, mas apenas aqueles realmente capazes de pagar por isso.

Fallout está disponível com seus oito episódios no Prime Video. A segunda temporada ainda não foi confirmada, mas parece ser apenas uma questão de tempo diante do sucesso da adaptação.