Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estes são os cinco episódios mais marcantes de YuYu Hakusho

Por| 25 de Abril de 2020 às 09h30

Link copiado!

Pierrot
Pierrot

Sucesso absoluto no Brasil e em diversos países nos anos 90, YuYu Hakusho ainda é considerado por muitos um dos melhores e mais divertidos animes em todos os tempos. Protagonizado pelo encrenqueiro e determinado detetive sobrenatural Yusuke Urameshi, a animação gira em torno da relação entre o mundos dos homens, espiritual e trevas, que teve em Urameshi e seus amigos o fio condutor para a resolução de todos os problemas.

O anime, que teve 112 episódios, conseguiu aliar uma história bem completa e densa, com combates memoráveis, personagens cativantes e muito, mas muito humor. No Brasil, por exemplo, a dublagem original, feita em 1995, foi considerada uma das melhores em toda a história do entretenimento nacional, pois conseguiu reunir a emoção necessária no anime com gírias e adaptações muito interessantes para a nossa língua.

Tal qual demais animações, YuYu Hakusho é dividido por sagas: Toguro/ Torneio das Trevas, Sensui e Torneio do mundo das Trevas. Há quem considere, porém, que o início do anime, que mostra a emancipação de Yusuke como detetive sobrenatural para ganhar o direito de viver novamente, seja uma saga separada, mas, o público brasileiro acostumou-se com os períodos atrelados aos vilões e acontecimentos mais específicos, por isso, vamos com essas três divisões mesmo.

Continua após a publicidade

Por ser um anime com tensão mista, por assim dizer, a escolha dos episódios mais marcantes são mais restritas a acontecimentos extremos, como mortes, descobertas, vitórias épicas e os chamados plot twists, aqueles momentos de reviravolta que mexem com nosso imaginário e ficam em nossa memória para o resto da vida.

Por isso, o Canaltech assistiu novamente a série e selecionou os cinco episódios mais marcantes. Fiquem à vontade para discordar e comentar!

Episódio 1 - A Morte

Continua após a publicidade

Vale a pena citar o primeiro episódio, pois ele é quem traça praticamente boa parte do que vem a acontecer no anime posteriormente. O estudante Yusuke Urameshi acaba sendo morto atropelado na tentativa de salvar uma criança no meio da rua. Logo de cara ele é "resgatado" por Botan, a agente do mundo dos mortos que trabalha para Koenma, um dos chefes do além e quem determina para onde as almas vão. 

Nesse episódio, conhecemos um pouco da personalidade de Urameshi e alguns personagens que são importantíssimos para a trama. Além de Koenma e Botan, Kazuma Kuwabara, melhor amigo de Yusuke e Keiko, sua namorada e melhor amiga. Vimos, também, como era o relacionamento de Yusuke com sua mãe, Atsuko Urameshi, e todas as pessoas na escola.

Com muito carisma e humor, o primeiro episódio serviu, como poucos, a ensinar o público a gostar do anime, que, naquela época, convivia com o "Luto" do fim de Os Cavaleiros do Zodíaco. 

Continua após a publicidade

Episódio 52 - A Partida de Genkai

A morte da mestra Genkai em meio ao Torneio das Trevas foi um dos acontecimentos mais dramáticos em todo o anime. Após passar toda a doutrina leiko hadouken para Yusuke, a mestra ficou com poderes muito mais limitados e teve de enfrentar Toguro, principal vilão da primeira saga do anime e seu ex-parceiro de luta.

O combate foi rápido, mas cercado de memórias, discussões, julgamentos de caráter e toda uma cadeia de informações que ajudou os espectadores a entenderem muito mais o passado de Toguro e como ele conseguiu poderes assombrosos e juventude ilimitada. O ressentimento de Genkai com seu amigo era notória e ela perdeu a vida com um caminhão de sentimentos sendo despejados.

Continua após a publicidade

Além disso, o capítulo ficou marcado pelo carinho que Yusuke tinha por sua mestra. Ao vê-la em seu leito de morte, o discípulo jurou vingança às vésperas do enfrentamento do Time Urameshi e do Time Toguro no torneio.

Episódio 60 - O Ódio Explode - O Ataque de Kuwabara

Durante o enfrentamento entre os times Toguro e Urameshi, um capítulo em especial ficou muito marcado pelo alto nível de emoção e superação de um dos personagens. Kuwabara era o único membro do time que não tinha conhecimento da morte da Mestra Genkai e Yusuke não tinha contado para ele até então.

Continua após a publicidade

Em meio à luta de Kuwabara com o mais novo dos irmãos Toguro, a notícia da morte da mestra foi dada pelo próprio Toguro, em uma tentativa de desestabilizar seu adversário naquele momento, o que acabou chamando a atenção - e desaprovação -  de seu irmão mais velho. Aliás, vale a pena citar: Toguro (o grande), é um vilão que possui certa dignidade. Não chega a ser maléfico, mas seu estilo peculiar e sede de lutas e combates é algo que tem que ser destacado.

Após Kuwabara receber a notícia de que sua mestra havia sido assassinada, ele se encheu de fúria e fez disparou um ataque excepcional em Toguro, que ficou sem ação e acabou morto com o novo formato da espada experimental, dada a Kuwabara pelo lutador Suzuki, do time Uraotogi.

Episódio 64 - A última batalha

Pode parecer meio clichê colocar uma batalha desse porte em uma lista de episódios mais marcantes. Mas, no caso da luta entre Yusuke Urameshi e Toguro, não tem como não colocar. A vitória de Urameshi não sagrou apenas o seu time como o campeão do Torneio das Trevas, mas também foi uma vingança contumaz de um pupilo ferido pela morte de sua mestra e que selou uma trajetória muito conturbada, melancólica e controversa — no caso de Toguro.

Continua após a publicidade

O vilão, já com o máximo de seu poder, estava prestes a eliminar mais um dos amigos de Urameshi, logo depois de já ter ferido Kuwabara gravemente, a ponto de todos acharem que ele havia sido assassinado - o que não aconteceu. Isso fez com que Yusuke liberasse todo o poder que a mestra Genkai havia lhe passado, e deixou a luta em pé de igualdade, com o protagonista conseguindo desferir um golpe poderosíssimo em Toguro.

Para pôr fim à batalha, ambos elevam seu poder ao máximo e Yusuke dispara seu último Rei-Gun (fala-se Lei-Gun) para, enfim, derrotar seu maior inimigo.

Episódio 83 - A Decisão Firme de Kurama

Continua após a publicidade

A saga de Sensui não trouxe apenas lutas memoráveis, mas também um enredo completamente maluco - e inteligente, por que não? Os lutadores escolhidos pelo vilão tinham poderes diferenciados e muito específicos, chamados de "territórios", e quando seus inimigos os invadiam, estavam completamente sobre a mercê desses poderes.

No capítulo 83, o jovem Amanuma, que detém o poder de trazer o mundo dos games para a realidade, enfrenta Urameshi e toda a turma os desafiando em jogos eletrônicos bem convencionais. A questão é que, para nossos heróis, a derrota - e, consequentemente, a morte - acontece caso todos sejam vencidos ou desistam. Mas, no caso de Amanuma, o desfecho foi bem pior.

Usado por Sensui para derrotar Urameshi e os outros, Amanuma usou seu poder sobrenatural para enfrentar Kurama em um jogo onde sua derrota poderia lhe custar a vida. Sabiamente, Kurama sacou tudo e fez questão de dizer ao menino que, caso ele fosse derrotado, perderia a vida. Foi uma decisão duríssima, pois, ao obter a vantagem psicológica sobre Amanuma, Kurama sabia que venceria e que seria corresponsável pela morte de uma criança. 

Continua após a publicidade

Mas, calma... alguns episódios depois, Koemna trata de reviver Amanuma com o uso do poder bafukan, que estava alojado em sua chupeta. 

Bônus: Episódio 103 - As Últimas Palavras de Papai

Por mais que as lutas que se seguiram na saga de Sensui (principalmente a de Yusuke contra ele) e no Torneio do Mundo das Trevas, foi mesmo esse episódio que marcou bastante em YuYu Hakusho. Neste momento, já sabíamos que Raizen, o Rei das Trevas, era o pai de Urameshi, e que ele vivia em greve de fome há mais de 700 anos.

Raizen se alimentava de seres humanos e era considerado um canibal, muito embora ele próprio seja um monstro e não uma pessoa. Após chegar ao limite da fome, o Rei das Trevas ataca o próprio filho, tentando devorá-lo, mas logo recobra a consciência e, em seguida, conta os motivos pelos quais iniciou essa greve que viria a matá-lo.

Continua após a publicidade

O monstro havia invadido o Japão e estava muito ferido após ser atacado. Em um momento de fuga, ele acaba se encontrando com uma bela e misteriosa curandeira budista, que trata de seus ferimentos, e faz com que o Rei das Trevas sucumba ao desejo e perca a vontade de devorá-la. Ao perceber a vontade de Raizen, a mulher o seduz (de maneira controversa) e o amaldiçoa, por assim dizer, falando que caso o monstro a possuísse, ele perderia completamente a fome e a vontade de devorar outros seres vivos.

Talvez tenha sido mesmo uma maldição, porque Raizen, após passar uma noite com a bela curandeira, decide por si nunca mais se alimentar de ninguém. Mas o fato aqui que mais chama a atenção é que dessa relação, surgiu a primeira encarnação de Yusuke, o que fez ele próprio indagar seu pai momentos antes de vê-lo morrer de fome - literalmente.

A descoberta da origem de Yusuke e um pouco do que foi a trajetória de Raizen, um dos personagens mais legais de YuYu Hakusho, certamente explodiu a mente dos fãs que, claro, gostaríam de ter sabido mais sobre o Rei das Trevas.

Continua após a publicidade

E aí, amigo, leitor? Concorda com nossa lista? Deixe nos comentários e faça sugestões de mais episódios!

Sucesso retumbante nos anos 90, YuYu Hakusho foi um anime recheado de ação, humor e personagens carismáticos e cativantes, conquistando milhões de fãs pelo mundo. Por isso, decidimos relembrar e escolher os cinco capítulos mais marcantes de Yusuke e sua turma