Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 desenhos esquecidos dos anos 1990

Por| Editado por Durval Ramos | 24 de Outubro de 2023 às 15h56

Link copiado!

Reprodução/Disney, Ruby-Spears Productions, Warner Bros
Reprodução/Disney, Ruby-Spears Productions, Warner Bros

Conforme os anos passam, é completamente natural coisas que assistimos na infância ou adolescência simplesmente sumirem da nossa memória, por mais que fossem boas experiências na época. Tem coisa que simplesmente se vai, como é o caso de desenhos animados que certamente animavam as manhãs de muitas pessoas.

Você certamente já deve ter passado por aquela situação em que alguém falou um desenho antigo e isso simplesmente desbloqueou uma parte da sua memória. É um sinal de que a idade chegou e que a correria do dia a dia já começou a ocupar o espaço que antes era usado para essas lembranças que você passava vendo TV Globinho e Sábado Animado na infância.

Aliás, a década de 1990 foi bastante prolífica em relação aos programas infantis e com muitos desenhos indo ao ar diariamente. Por isso mesmo, é natural que muitos deles tenham se perdido nas teias da memória. Pensando nessa geração que não lembrar de mais nada, desenterramos alguns desenhos animados esquecidos dos anos 1990 para fazer com que você veja o vídeo e pense "Nossa, é mesmo! Isso existiu e não era uma alucinação!".

Continua após a publicidade

7. Gárgulas

Até pouco tempo atrás, Gárgulas era apenas um borrão na memória de várias pessoas, mesmo sendo uma animação da Disney cheia de qualidade e com grande potencial. Alguém do estúdio parece ter pensado a mesma coisa, já que recentemente foi anunciada uma versão live-action do mais absoluto nada.

A animação gira em torno de um grupo de criaturas conhecidas como gárgulas, que são amaldiçoadas a se tornarem pedra. Mil anos depois, elas são transportadas da Escócia para Nova York, onde o feitiço é quebrado e, durante a noite, elas ganham vida e lutam contra as forças do mal na cidade.

Sim, parece uma loucura, mas é uma animação relativamente adulta, com tramas bem trabalhadas e personagens bem construídos. Por se tratar de uma animação da Disney, Gárgulas pode ser assistida tranquilamente hoje em dia através da Disney+.

6. Ahhh! Monstros

Muitos desenhos que passavam na Nickelodeon nos anos 1990 chamavam a atenção por serem bastante esquisitos, mas talvez por conta disso, alguns acabaram caindo no esquecimento, já que muitas características acabam se misturando com as lembranças de outros desenhos.

Continua após a publicidade

Um bom exemplo disso é Ahhh! Monstros, um desenho que mostra três jovens monstros bem esquisitos que frequentam uma escola em um lixão da cidade. Seu aprendizado é totalmente focado em assustar humanos, com os episódios mostrando-os tentando fazer esse dever de botar terror nos outros.

Aposto que quando você viu o monstro segurando os olhos, logo lembrou desse desenho. É uma imagem que, por mais que todo o resto tenha sumido, fica na memória.

5. As Aventuras do Velho Urso

Continua após a publicidade

Esse é um desenho que me faz acreditar que, em algum momento dos anos 1990, eu alucinei essa animação, mas ela realmente existiu. As Aventuras do Velho Urso era uma série alemã baseada nos livros do autor infantil Janosch.

Os episódios eram apresentados pelo Velho Urso, sempre com histórias curtas com uma espécie de moral no final. Eram histórias muito estranhas e que, na dublagem dos episódios exibidos na TV Cultura, faziam muitos dos personagens extremamente antipáticos, o que tornava o desenho muito mais engraçado do que realmente era.

Simplesmente maravilhoso!

Continua após a publicidade

4. Action Man

Action Man é mais um desenho criado para vender bonequinhos, uma tática já bastante conhecida da Hasbro. O boneco foi criado no Reino Unido na década de 1960, baseado em G.I. Joe, mas foi adquirido pela Hasbro na década de 90, que o transformou em um aventureiro sem traços militares.

O desenho mostrava o herói como membro de uma força-tarefa internacional que lutava contra o terrorista Dr. X. Nos episódios, Action Man tentava lembrar detalhes do seu passado, já que ele teve amnésia e servia apenas para cumprir suas missões.

Continua após a publicidade

Uma curiosidade é que o desenho tinha introdução e encerramento com atores de carne e osso interpretando os personagens.

3. SWAT Kats

SWAT Kats era uma série da Hanna Barbera que tinha como personagens principais dois gatos que também eram agentes especiais, tentando salvar a cidade de MegaKat City de vários vilões que tentavam destruir ou dominar o local.

Continua após a publicidade

O desenho ainda colocava os heróis em vários veículos especiais, como jatos, hovercrafts, caminhões, carros e motos, talvez porque os produtores tinham uma esperança de vender muitos bonequinhos baseados neles. Pensando bem, praticamente todos esses desenhos infantis tentam empurrar alguma coisa para as crianças pedirem para os pais. O capitalismo é selvagem mesmo!

2. Os Valentes Cowboys de Moo Mesa

Você gosta de histórias do Velho Oeste? Que tal um desenho infantil que se passa nesse período? Não parece muito interessante, mas é só colocar todo mundo como bois e vacas e tudo se tornam incrível com Os Valentes Cowboys de Moo Mesa.

Continua após a publicidade

A história do desenho era maravilhosa, mostrando um meteoro radioativo que atinge a Terra e todos os bois, vacas e bezerros das proximidades se tornam seres antropomórficos. Eles criam sua própria comunidade e agentes da lei, lidando com os problemas da população bovina.

Tinha até o boi xerife de voz bonita no desenho, que misturava elementos de westerns e steampunk. Com uma abertura maravilhosa, fez uma geração de crianças querer beber salsaparrilha — mesmo sem ter ideia do que era isso.

1. Esquadrão Marte

Continua após a publicidade

Esquadrão Marte ficou bastante popular na década de 1990 por conta de ser absolutamente incrível e radical, mas também por causa de Biker Mice From Mars, jogo de corrida lançado para Super Nintendo e era basicamente uma cópia de Rock 'N Roll Racing, lançado no ano anterior.

O desenho revelava que Marte tinha uma raça de ratos antropomórficos que adoravam motocicletas. Um dia, eles foram eliminados por uma raça alienígena, fazendo com que os três últimos sobreviventes, Throttle, Modo e Vinnie, se enfiassem em uma nave e acabassem caindo na Terra.

Eles acabam se tornando amigos de uma humana e descobrem que a raça alienígena inimiga tem planos de atacar a Terra. Então, eles resolvem dar um jeito de proteger nosso planeta e torná-lo o seu novo lar. No fim, eles só queriam ser radicais e andarem com suas motos extremamente legais.