Publicidade

Crítica Manhãs de Setembro | Temporada 2 traz amadurecimento e novas emoções

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Setembro de 2022 às 20h35

Link copiado!

Amazon Prime Video
Amazon Prime Video
Tudo sobre Amazon

Em junho de 2021, estreou a primeira temporada de Manhãs de Setembro, série nacional criada por Josefina Trotta e protagonizada pela atriz e cantora Liniker. A trama conta a história de uma mulher trans que enfrenta o desafio mais importante da sua vida: descobrir que tem um filho.

Na primeira temporada, vimos que Cassandra finalmente estava conquistando a independência e morando sozinha. No entanto, ao receber a visita de Leide (Karine Telles), com quem teve um relacionamento no passado, descobre que tem um filho chamado Gersinho (Gustavo Coelho).

Continua após a publicidade

Na temporada 2 de Manhãs de Setembro, que já está disponível no Amazon Prime Video, os desafios de Cassandra em um mundo cheio de preconceito se tornam ainda maiores, mas trazendo mais descobertas e muito sentimento.

Atenção: esta crítica pode conter spoilers da série Manhãs de Setembro.

Não deve ser nada fácil receber a notícia da responsabilidade de ter um filho sem nem imaginar que isso havia acontecido. Gersinho apareceu na vida de Cassandra já com 10 anos, carregando o sentimento mais puro de afeto e sem preconceitos.

Continua após a publicidade

Como isso acontece no momento em que a vida de Cassandra finalmente estava entrando nos eixos, se estabilizando no reconhecimento de mulher trans, Manhãs de Setembro mexe com a confusão de sentimentos. A protagonista, inicialmente, não demonstra qualquer afeto pelo garoto, mas a aproximação inevitável entre os dois acaba abrindo caminhos para que isso aconteça.

Sentimentos

Enquanto na primeira temporada Cassandra lutava contra o sentimento, nos novos episódios ela começa a se entregar, mas ainda muito orgulhosa, o que acaba magoando Gersinho. Para trazer mais afeto na relação dos dois, a série explora os membros da família da protagonista, quando conhecemos seu pai (Seu Jorge) e sua madrastra (Samantha Schmutz).

Continua após a publicidade

Manhãs de Setembro aborda o preconceito enfrentado por Cassandra, mas não se trata de uma série sobre os enfrentamentos negativos da minoria, mas sim sobre as coisas boas da vida. A personagem conta com uma rede de apoio incrível que se desenvolve a cada episódio, o que torna mais fácil aceitar sua nova realidade. Até mesmo o relacionamento com Ivaldo (Thomas Aquino) começa a melhorar.

A série original do Prime Video não fala sobre a maternidade como um instinto, mas sim como uma escolha. Não são todas as pessoas que nascem com esse sentimento tão profundo, e para que ele exista é preciso construi-lo aos poucos. Se Cassandra não estivesse depositando esforço nessa missão, talvez essa fase de sua vida fosse passageira.

Mas, ao se permitir conhecer Gersinho e entender sua história com a mãe, foi fácil começar a se sentir como uma mulher pronta para encarar a maternidade, ainda que fosse com uma criança mais velha e de personalidade já estabelecida.

Continua após a publicidade

Música

Manhãs de Setembro também não deixou de explorar a música de Vanuza, a cantora preferida de Cassandra, para criar a história. O talento musical da protagonista acaba sendo deixado de lado como profissão, já que foi preciso fazer escolhas para conseguir pagar as contas.

Ainda assim, a trilha sonora está presente na série e acompanha os acontecimentos, deixando a experiência de assistir à produção ainda mais sentimental. A trama acerta em explorar o talento musical de Liniker para entregar uma obra ainda mais completa.

A segunda temporada de Manhãs de Setembro já está disponível completa no Amazon Prime Video.