Publicidade

Crítica: Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito prepara o grand finale

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Crunchyroll
Divulgação/Crunchyroll

O anime Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba sempre se destacou pelas suas belíssimas lutas e por mostrar uma jornada mais humana, algo que conquistou milhões de fãs no mundo todo e transformou a produção em um hit certeiro.

Se você viu o filme “Mugen Train” em 2020, sabe do grande potencial que a obra possui para elevar o patamar nos cinemas. E, 5 anos depois, um novo filme cumpre esta promessa e mostra como toda esta escala se supera — independentemente da mídia em que está inserida.

Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito é o primeiro ato de um grande encerramento para a jornada de Tanjiro Kamado contra os demônios. No entanto, se você aposta que é uma “entrada tímida” e sem muitos desdobramentos, vai cometer um engano colossal.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Imersão em Demon Slayer - Kimetsu noYaiba

Um aspecto que me deixou impressionado em Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito é em como eles não tratam os fãs e quem acompanha o anime de forma leviana. A trama é uma sequência direta dos eventos da 4ª temporada e não perde tempo com recapitulações ou muitas firulas.

A Crunchyroll teve uma estratégia importante nisso, já que disponibilizou todos os episódios gratuitamente em seu canal do YouTube por um tempo limitado. Ou seja, não havia razões para enrolação (que são muito comuns). E isso traz ainda mais vivacidade às 2h30 de duração do longa-metragem.

Ou seja, caímos direto na ação e na guerra direta entre os caçadores de Oni e Muzan Kibutsuji — o vilão da história. Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito se passa justamente no lar do antagonista, uma dimensão paralela onde ele e seus Luas Superiores e Inferiores se escondem.

A intenção dele é clara: encerrar a guerra em uma única noite, a todo custo. E claro, isso gera confrontos diretos contra os demônios mais poderosos que já foram apresentados na trama. Como é apenas o primeiro capítulo de uma trilogia, vemos o embate contra 3 inimigos que vão tirar o fôlego do público.

Inclusive, uma delas traz o prometido reencontro entre Tanjiro e Akasa, que foi visto pela última vez na 2ª temporada e foi responsável pela morte do Hashira do Fogo — Rengoku. Com ambos almejando um embate direto há algum tempo, pode-se dizer que a luta é acalorada e cheia de reviravoltas. 

Continua após a publicidade

Um filme sólido e criativo

O público pode estar acostumado com a estrutura do anime, mas Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito tem um começo, meio e fim naquilo que se propõe. Não temos o final da trama propriamente dita, mas consegue fechar bem quase todas as portas que abre durante o seu trajeto.

A apresentação dos novos personagens e o contexto de suas motivações, assim como uma imersão maior no passado de outros que já foram apresentados anteriormente, é muito bem-estabelecida. O longa-metragem serve para reforçar laços e criar novas conexões

Sendo honesto, apesar de ter relutância em ver filmes de anime nos cinemas, saí surpreso com a qualidade de tudo. A construção, trilha sonora, os combates visualmente impressionantes e até mesmo os diálogos trazem uma riqueza que me deixou imerso e totalmente atento aos desdobramentos.

Continua após a publicidade

Nem mesmo a dublagem em português brasileiro, outro aspecto que não faz parte das minhas preferências, incomodou. Muito pelo contrário, na verdade, algumas colocações foram tão divertidas e acertadas que me fizeram enxergar a obra sob uma nova perspectiva

No fim das contas, eu — que estava com vontade zero de assistir Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito nos cinemas e pensou em ver apenas quando chegasse ao catálogo da Crunchyroll — confesso que mordi minha língua. 

Se você gosta ou já é fã, a experiência foi construída para as telonas e perdê-la significa uma oportunidade que jogará fora. Levando em consideração que teremos mais dois no futuro, é a sua chance de finalizar toda a história com chave de ouro.

Continua após a publicidade

Vale a pena ver o filme de Demon Slayer?

Se já assiste ao anime e deseja acompanhar a história, o filme baseado na obra da Shonen Jump é imprescindível. Não apenas por poder ver tudo em um cinema, mas para ter uma imersão ainda maior dentro do que está sendo proposto pela Sony e pela Crunchyroll.

Ainda que as 2h30 de duração assustem, 90% dele se passa de forma que você mal sente. Para ter uma ideia, fui após um dia inteiro de trabalho e vi uma sessão que começou em um horário tardio. Mesmo assim, grande parte dele me fez ficar com os olhos abertos e encantado com tudo que ocorreu.

Continua após a publicidade

O grande problema de Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito é o excesso de flashbacks. Este já é um grave erro dos animes atualmente, então se acompanha este tipo de obras provavelmente já criou “anticorpos” contra.

Mesmo com um ritmo “quebrado” (luta, flashback, transição, luta, flashback…), isso até que não soou tão cansativo na prática. O ato final, que conta com uma longa contextualização, é que realmente testará seus limites

O mais importante é que o filme vai preparar o público para o tão esperado grand finale da história iniciada em 2019. A jornada de Tanjiro Kamado está chegando ao fim e eles deixam claro que este e o próximo filme servirão para ajustar as últimas peças antes da vitória ou queda perante Muzan.

Seja por ser fã da trama, por desejar continuar acompanhando as aventuras, pelas incríveis cenas de luta ou qualquer que seja a sua motivação, Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito vale sim a pena e traz a melhor experiência de toda a saga (por enquanto, certo?).

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech: