SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

5 animes e séries da época da TV Manchete para ver online

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Agosto de 2023 às 20h05

Link copiado!

Reprodução/Toei Animation, Fuji TV, Toei
Reprodução/Toei Animation, Fuji TV, Toei

A TV Manchete marcou época e a infância de toda uma geração, apresentando ao público séries e animações que até hoje despertam boas recordações. Muitas desses seriados e desenhos acabaram se perdendo, mas alguns ainda estão disponíveis para assistir online — para a alegria do pessoal saudosista que sente falta da programação da lendária emissora.

São animes que marcaram época e entraram para a história da TV brasileira, assim como alguns seriados e tokusatsus que viraram fenômeno por aqui — em alguns casos, mais até do que no Japão. É a prova do quanto o impacto da Manchete foi imenso na cultura pop brasileira a ponto de ser reverenciado até hoje por uma parcela considerável do público.

Pensando um pouco na vontade de conferir algumas coisas do passado para saber se elas passam da regra dos 15 anos, nós reunimos animes e séries que passavam nas manhãs e tardes e da Manchete e que podem ser encontradas em streaming com facilidade.

Continua após a publicidade

5. Cavaleiros do Zodíaco

Um dos animes mais adorados pelos brasileiros, Cavaleiros do Zodíaco estreou na TV Manchete em 1994, conseguindo causar uma verdadeira revolução no país. Afinal, foi com a saga de Seiya e companhia que os animes entraram de vez no Brasil e se transformaram no fenômeno que vimos a partir de então.

Apresentando uma história em que jovens se tornavam guerreiros que deveriam proteger a reencarnação da deusa Atena, Cavaleiros do Zodíaco é até hoje um dos desenhos mais queridos do público tupiniquim — a ponto de a própria Toei sempre pensar no nosso mercado quando vai lançar algum novo conteúdo ligado à saga.

Continua após a publicidade

O anime talvez não envelheceu tão bem como poderia, mas fica a seu critério se vale ou não rever. Cavaleiros do Zodíaco está disponível para assistir na Crunchyroll, e para compra na Microsoft Store.

4. Sailor Moon

Enquanto garotos vibravam com as lutas de Seiya, Shiryu e o resto dos Cavaleiros do Zodíaco, a Manchete colocou no ar um anime direcionado ao seu público feminino. Sailor Moon se tornou uma das séries de animação mais conhecidas do mundo, contando a história de defensoras de um reino que renascem na Terra, precisando lutar contra as forças do mal.

Continua após a publicidade

Explorando elementos de fantasia, baseados em mitologia e astrologia, Sailor Moon tem novas versões disponíveis para assistir online. A versão mais recente de Sailor Moon está disponível para assistir na Netflix.

3. Jiraiya

Estreando no final da década de 1980 na TV Manchete, Jiraiya tinha uma história maluca que envolvia descendentes de um clã milenar de ninjas que protegiam um artefato que caiu na Terra séculos antes de Cristo. Já nos tempos atuais (pra época), um jovem tem seus pais mortos e é adotado por um mestre ninja, que o treina para assumir seu lugar. Quando sua irmã é sequestrada, ele parte em uma jornada por justiça para resgatá-la.

Continua após a publicidade

Uma completa loucura, mas que você pode rever na íntegra hoje em dia, já que Jiraiya está disponível para assistir no Prime Video.

2. Jaspion

Um dos maiores expoentes dos Metal Heroes, Jaspion é um tokusatsu que começou a ser exibido na TV Manchete em 1989 e foi até 1994. A série conseguia ter uma história mais maluca que a de Jiraiya, tratando sobre profetas intergalácticos, uma Bíblia universal, o surgimento de um demônio chamado Satan Goss que pode trazer o Apocalipse, e uma profecia de um jovem guerreiro que pode salvar o universo.

Continua após a publicidade

Doideira total, mas tudo uma desculpa para sair lutando com uns monstros esquisitos, subir em um robô gigante e salvar o mundo com muita explosão de faíscas.

Jaspion pode ser assistido no Prime Video.

1. Yu Yu Hakusho

Continua após a publicidade

Um dos melhores animes dos anos 1990, Yu Yu Hakusho foi exibido em 1997 na TV Manchete, ganhando reprises em outras emissoras. Um dos pontos altos da animação era a sua dublagem, apontada até os dias de hoje como uma das melhores localizações já feitas no país.

O anime contava a história de Yusuke, um delinquente que, fugindo completamente da sua personalidade, salva um garotinho, mas acaba morrendo no processo. Como não era a sua hora, ele acaba fazendo testes e é ressuscitado, mas com emprego de "Detetive Sobrenatural", investigando casos com demônios e fantasmas no mundo humano.

Yu Yu Hakusho está disponível para assistir na Crunchyroll, mas existe um problema. Até o momento, o anime está disponível apenas em inglês e japonês. Caso você não domine nenhum dos idiomas, vale a pena favoritar na sua lista e aguardar a disponibilidade de legendas ou dublagem em português.