Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Altered Carbon | Relembre a primeira temporada antes de assistir a segunda

Por| 25 de Fevereiro de 2020 às 15h50

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Finalmente os fãs de Altered Carbon poderão desfrutar de novos episódios. A série cyberpunk de ficção científica retorna à Netflix no fim de fevereiro, mais de dois anos depois do lançamento da primeira temporada.

Como toda boa série do gênero, Altered Carbon conta com vários detalhes bem específicos que são de extrema importância para a história e que se passarem batidos deixam a experiência um pouco menos entendível e mais confusa.

Se você assistiu à série na época, ou há mais de um ano, será preciso puxar um pouco as informações da memória para relembrar de tudo o que aconteceu nesse mundo futurístico e bizarro, certo? Mas não se preocupe! O Canaltech preparou um breve compilado desse universo para você começar a nova temporada relembrando dos momentos e detalhes mais importantes de Altered Carbon.

Continua após a publicidade

Que mundo futurístico é esse?

Altered Carbon se passa em um futuro bem, mas bem distante mesmo. Lembra na infância quando assistíamos aos Jetsons e imaginávamos um futuro com carros voadores e casas tão altas que pareciam estar próximas do espaço? Em 2020 isso ainda está longe de acontecer, mas na série eles já chegaram nessa realidade. O roteiro é uma adaptação do livro de mesmo nome de Richard K. Morgan, publicado em 2002.

No mundo do seriado, a humanidade é resumida a dados que ficam implantados atrás das vértebras do pescoço, chamados de stacks, fazendo com que os corpos físicos sejam "apenas" uma skin ou avatar, chamados de sleeves, como se fossem fantasias.

Continua após a publicidade

Resumindo: basicamente você pode viver para sempre se tiver dinheiro para isso, bastando comprar novos corpos para instalar o seu stack e continuar vivendo como se nada tivesse acontecido. Sendo assim, os milionários nunca realmente morrem e acabam formando uma classe chamada de meth, que pode fazer o que bem entende, sendo ainda comparados por alguns com Deus por essa capacidade de controlar o futuro.

Cerca de 250 anos antes do início da série, houve uma tentativa de rebelião sob a liderança de uma mulher chamada Quell, interpretada por Renee Elise Goldsberry, que tinha como desejo restabelecer a mortalidade humana para no máximo 100 anos, já prevendo a dominância e arrogância dos ricos. Mas o projeto acabou falhando. Quell, inclusive, foi quem criou o primeiro stack. Ela fazia parte de um grupo de soldados chamados de envoys, no qual o protagonista, Takeshi Kovacs, era um dos sobreviventes.

Passados os 250 anos, Takeshi, que nesse futuro é interpretado por Joel Kinnaman, é ressuscitado no corpo do ex-marido da detetive Kristin Ortega (Martha Higareda), Ryker, para que o envoy use suas habilidades para investigar o assassinato de Laurens Bancroft (James Purefoy), um dos magnatas mais influentes do mundo. Em meio a todo esse novo desafio e descobertas, ele acaba chegando a caminhos que o fazem pensar se ele realmente é o único envoy a ter sobrevivido, até que algumas reviravoltas surpreendem.

Os momentos mais importantes de Altered Carbon, e também os mais emocionantes, acontecem com a aparição de Rei (Dichen Lachman), irmã de Takeshi e também envoy. Ela aparece na série quando criança e adulta lá no futuro.

Continua após a publicidade

O que fez com que Rei se tornasse uma vilã foi a sua rebeldia, sabotando a missão dos envoys e armazenando secretamente o stack da líder Quell, que todos acreditavam ter morrido. Em um determinado momento, ela usou essa armadilha para tentar trazer Takeshi para o lado sombrio da força.

A inteligência artificial e a vida comum

No futuro distópico de Altered Carbon, somos apresentados a tudo o que a inteligência artificial é capaz de fazer, inclusive suas formas. Na primeira temporada, ela ocupa o corpo de Poe, interpretado por Chris Conner. Nada parecido com um robô, e bastante semelhante fisicamente com o escritor Edgar Allan Poe, na primeira temporada a IA aparece como um ser poderoso que demonstra emoção e anseio em ajudar Kovacs em sua missão.

Continua após a publicidade

Mas nem só de inteligência artificial resultou o futuro da humanidade. Vemos na série um pouco das crenças atuais e culturas que parecem não ter morrido, como a da família de Kristin, que é classificada como Neo-C, ou os novos católicos, que acreditam fortemente que os humanos não devem ser trazidos à vida novamente após a morte.

Outros fatos importantes

Agora que já relembramos parte da premissa da série e como funciona esse futuro distópico, vamos relembrar brevemente os momentos mais importantes da história.

Takeshi é revivido no corpo de Ryker 250 anos depois e contratado para atuar ao lado da detetive Ortega na resolução do suposto assassinato do magnata Laurens Bancroft. Voltando ao passado, somos apresentados aos envoys, à Quill e Rei, além de vermos como a resistência perdeu a guerra. Takeshi teve um relacionamento amoroso breve com Quill, deixando Rei com ciúmes.

Continua após a publicidade

De volta ao futuro, Takeshi Kovacs chega ao Raven Hotel e conhece Poe e tudo o que a inteligência artificial pode oferecer. Lá, outro mistério precisa ser desvendado: a morte de Lizzie Elliot, filha do aliado de Takeshi, Vernon Elliot (Ato Essandoh), que trabalhava com prostituição. Um de seus clientes era Bancroft.

Descobrimos no final que ela engravidou do magnata e havia contado à esposa dele, Miriam (Kristin Lehman), que se revoltou e espancou a garota, dando vários chutes em sua barriga para que ela perdesse o bebê.

Com a consciência totalmente danificada pelo trauma, ela passa grande parte da série sendo tratada por Poe. O hotel é atacado pelo exército de Rei, e Lizzie tem seus dados enviados à nuvem para que ela possa sobreviver. Lá, ela consegue retornar ao seu corpo original. Miriam é presa.

Continua após a publicidade

Na casa de prostituição, Laurens fica muito louco de drogas por causa de uma sabotagem e assassina uma das garotas de programa, com Mary Lou Henchy presenciando tudo. Com medo de ser pega, ela se mata na tentativa de seu corpo poder ser recuperado e ela possa contar tudo o que viu.

No entanto, as mulheres que trabalham com sexo são codificadas como religiosas, ou seja, quando morrem, morrem para valer. Quando ela se joga, seu stacks é capturado por Rei. Porém, em mais uma reviravolta, o stack de Mary Lou é recuperado, com Rei confessando que o código religioso, chamado de Neo-C, é falso, e ela finalmente consegue testemunhar contra o assassino.

Continua após a publicidade

No fim, descobrimos que, na verdade, ninguém assassinou Laurens. Ele cometeu suicídio para não ser descoberto pelo assassinato da garota de programa, que foi parte de um plano de Reileen e Miriam.

Termos importantes a serem relembrados

Em Altered Carbon ouvimos muitas palavras diferentes e com significados que só fazem sentido no futuro. Relembre:

Continua após a publicidade
  • Stack e sleeve: Como já foi citado, as sleeves são apenas o corpo físico de uma pessoa, enquanto os stacks são dispositivos de armazenamento em que sua mente está armazenada;
  • CTAC (Colonial Tactital Assault Corps): Força policial universal que pode transmitir seus stacks para diferentes corpos, em todo o universo;
  • Meth: São pessoas muito ricas na sociedade e que podem fazer o que bem entender com seus corpos e dados;
  • Grounder: Um termo degradante para as pessoas que são o oposto dos meths, ou seja, os pobres;
  • Envoy: Grupo de guerreiros de resistência, que contrariam as regras totalitárias dos meths, renegando ainda a ideia de imortalidade;
  • AI Hotel: São hotéis alimentados pela inteligência artificial;
  • 653: É o número de um projeto de lei que permite às vítimas testemunharem contra os seus assassinos, mesmo que seus stacks contenham códigos religiosos.

O que esperar na segunda temporada?

Descobrimos que Quell está viva, com seu stack escondido em algum lugar que somente Rei sabe. Mas como Kovacs a matou, ele vai precisar descobrir sozinho onde está a mente da amada.

Continua após a publicidade

No final da série, descobrimos também que o crime do qual Ryker foi acusado era armação de Rei, e agora Takeshi Kovacs pode devolver o corpo do rapaz para que ele volte à vida. A nova sleeve do protagonista será interpretado por Anthony Mackie.

A segunda temporada de Altered Carbon estreia na Netflix no dia 27 de fevereiro.