SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

A Vida Secreta da sua Mente | Animação quer mostrar como seu cérebro funciona

Por| Editado por Durval Ramos | 09 de Novembro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Cartoon Network
Reprodução/Cartoon Network

Um dos maiores mistérios da existência humana é saber exatamente como todo o nosso cérebro funciona. Por mais avançada que seja a neurociência, existem elementos que ainda fogem do conhecimento humano. Por isso, tentar entender como nossa mente opera é algo que sempre chamou a atenção, ainda que seja um assunto que pode se tornar bastante complicado com bastante rapidez.

Foi pensando nisso que o estúdio Pictoline criou a animação A Vida Secreta da sua Mente, baseada no livro de mesmo nome do neurocientista argentino Mariano Sigman. Em cinco episódios, criados em parceria com o estúdio mexicano Mighty Animation, a série aborda diferentes pontos da mente humana, explicando o seu funcionamento de maneira divertida e didática, focando em um público jovem e suas famílias.

Continua após a publicidade

O Canaltech teve a oportunidade de conversar com Jack Ades Cohen, da Pictoline, Pablo Orta, da Mighty Animation, e Jaime Jiménez, VP de Conteúdo e Produção Original Kids & Family da Warner Bros. Discovery Latam sobre a série e sua importância dentro dos planos da empresa para animações latinas.

Informar enquanto entretém

Jack Ades, da Pictoline, comentou sobre a ideia por trás de A Vida Secreta da sua Mente. Ela é uma empresa de ilustração e design de informação que trabalha com várias publicações ao redor do mundo, apresentando temas complexos de forma leve e de fácil compreensão, alcançando um público cada vez maior.

"A Vida Secreta da sua Mente foi a nossa tentativa de tentar fazer em um formato um pouco maior, através de animação, entregando um material informativo, mas que também funcionasse como um bom entretenimento", comentou Ades.

Continua após a publicidade

Ades comentou que isso motivou a Pictoline a procurar Sigman, já que acreditavam que seu livro poderia ser uma boa fonte para uma série sobre os segredos da mente, explicados de maneira didática, ainda que divertida. Em um trabalho conjunto com o Cartoon Network e o estúdio de animação Mighty Animation, foram criados cinco episódios de 10 minutos que exploram diferentes elementos da mente humana.

Os temas escolhidos foram Sonhos, Consciência, Decisões, Preconceitos e Otimismo. Ades ressalta que, apesar de esses não serem os únicos temas do livro, foram aqueles que se destacaram e combinaram mais com a ideia que tiveram para produzir a série. Cada episódio trata os temas de maneiras diferentes, usando métodos que explicam a complexidade do tema usando zumbis, videogames ou filmes, deixando as ideias mais palatáveis ao público.

Mentes que trabalham de maneira diferente, mas parecidas ao mesmo tempo

Continua após a publicidade

Durante a nossa conversa, pude comentar sobre um episódio em particular que me chamou bastante atenção, focado em Otimismo. Em dado momento, o episódio menciona algo que, para mim, levantou uma questão sobre saúde mental, em particular depressão e ansiedade, o que me fez perguntar se, em algum momento, existiu esse desejo de tentar explorar esse lado da mente, mostrando como são os efeitos desses males no cérebro humano.

Pablo Orta, roteirista e diretor do episódio, comentou que a ideia da série era realmente mostrar como o cérebro funciona de maneira diferente para muitas pessoas, mas ao mesmo tempo, de forma bastante similar.

"Saúde mental é um tema complexo, porque ela afeta pessoas de uma maneira bastante particular. Nós tentamos criar episódios que tratam de um tema que pode ser encarado por todos, como é o caso do episódio sobre otimismo, mas que traz junto outros que nos fazem entender por que reagimos de certa maneira."
Continua após a publicidade

Quando comentei sobre o ponto que me fez pensar na reação específica, por sofrer de ansiedade — uma doença que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, afeta 9,3% da população brasileira —, Jack Ades comentou que isso foi uma missão da equipe na produção da série.

"A ideia dos episódios é realmente despertar nas pessoas algo que faça elas entenderem algumas das reações de sua mente. No seu caso, foi essa ligação com ansiedade no episódio. Para outros, pode ser com o episódio sobre sonhos. O objetivo é realmente esse, fazer com que as pessoas passem a se conhecer melhor, mesmo que se divertindo com a animação", disse Ades.

Continua após a publicidade

A importância dos criadores da América Latina

A Vida Secreta da sua Mente é uma animação quase 100% criada por artistas mexicanos, mostrando a força de criadores latinos na indústria da animação. Perguntamos a Jaime Jiménez, VP de Conteúdo e Produção Original Kids & Family da Warner Bros. Discovery Latam sobre como o trabalho de artistas da América Latina vem moldando a estratégia da empresa através de canais como Cartoon Network e serviços de streaming.

Jaime disse que a missão de sua equipe é tentar dar espaço e plataforma para que mais criadores latinos possam ter voz dentro do mercado de animações global.

Continua após a publicidade
"No último ano, conseguimos levar para os Estados Unidos três produções latinas: Vilanesco, Os Sustos Ocultos de Frankelda e Cuquín. No Brasil, temos algumas apostas, a mais forte foi Irmão do Jorel, também tivemos Mundo Bita. Percebo que, cada vez mais, o trabalho de animações na América Latina vem se tornando mais maduro e com mais ideias que podem viajar além de suas fronteiras".

A Vida Secreta da sua Mente estreia no Cartoon Network e na HBO Max no dia 10 de novembro.