Publicidade

10 recordes, surpresas e os melhores momentos do Emmy 2024

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/FX, Max
Divulgação/FX, Max

A cerimônia do Emmy Awards 2024 estabeleceu novos recordes e surpreendeu o público com vitórias inesperadas em algumas categorias. Um dos maiores destaques da noite foi a série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, que se tornou o programa com mais vitórias em um único ano na história da premiação.

Além disso, a cerimônia foi marcada por vitórias significativas para a representatividade asiática e latina, incluindo os protagonistas de Xógum e a atriz coadjuvante de O Urso.

Recordes e surpresas dos Emmys 2024

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Confira os recordes e surpresas da noite de premiação da TV norte-americana.

1. Xógum estabelece recorde de vitórias

A série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, da Disney/FX, garantiu seu lugar nos livros de história do Emmy após conquistar um total impressionante de 18 vitórias em uma única temporada.

A série já havia assegurado 14 prêmios no Creative Arts Emmy, a premiação nas categorias técnicas da Academia, quebrando o recorde anterior de 13 vitórias, estabelecido pela série John Adams da HBO em 2008.

Esse feito coloca Xógum em uma liga própria, superando outras séries que chegaram perto, mas não conseguiram igualar o número de vitórias em um único ano. Entre essas séries estão Game of Thrones, que venceu 12 Emmys em três anos diferentes (2015, 2016 e 2019), e The Crown, O Gambito da Rainha e Watchmen, cada uma com 11 vitórias em um ano.

2. Hiroyuki Sanada: o primeiro ator japonês a vencer como Melhor Ator em Drama

O ator Hiroyuki Sanada fez história ao se tornar o primeiro ator japonês a vencer na categoria de Melhor Ator em Série Dramática por seu papel como Yoshii Toranaga em Xógum.

Continua após a publicidade

Essa conquista também o tornou o segundo ator asiático a receber o prêmio, seguindo os passos de Lee Jung-jae, que venceu em 2022 por Round 6

3. Anna Sawai faz história como primeira atriz de ascendência asiática a vencer como Melhor Atriz em Drama

A atriz Anna Sawai se tornou a primeira atriz de ascendência asiática a vencer na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática. Curiosamente, essa mesma categoria já havia dado destaque para uma atriz asiática em 1981, quando Yôko Shimada foi indicada por sua interpretação em uma adaptação anterior de Xógum, que foi uma minissérie.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, no início deste ano, na tardia cerimônia do Emmy de 2023, Ali Wong se tornou a primeira mulher de ascendência asiática a ganhar um Emmy por um papel principal, mas na categoria de série limitada, pela minissérie Treta.

4. O Urso quebra seu próprio recorde em comédia

A série O Urso foi um dos grandes destaques dos Emmys 2024, vencendo 11 prêmios e quebrando seu próprio recorde de 10 vitórias (no ano anterior), com o maior número de estatuetas para uma série de comédia em um único ano.

Continua após a publicidade

Entre as vitórias estão os prêmios de Melhor Ator em Comédia para Jeremy Allen White (como Carmy), Melhor Ator Coadjuvante para Ebon Moss-Bachrach (como Richie Jerimovich) Melhor Atriz Coadjuvante para Liza Colón-Zayas (como Tina) e Melhor Direção para Christopher Storer (pelo episódio “Fishes”).

Mesmo com todo o sucesso na premiação, O Urso acabou perdendo na categoria principal: em uma das maiores surpresas da noite, Hacks venceu como Melhor Série de Comédia.

5. Hacks bate O Urso em comédia

Continua após a publicidade

Embora O Urso tenha sido amplamente considerado favorito para ganhar o prêmio de Melhor Série de Comédia, a vitória foi para Hacks em uma das maiores surpresas da cerimônia.

A possível razão para isso foi o fato de que a terceira temporada de Hacks foi considerada uma das mais fortes da série, enquanto a segunda temporada de O Urso, lançada há 14 meses, não estava tão fresca na memória dos votantes quanto a terceira temporada de Hacks.

No meio da cerimônia, o público teve uma prévia dessa reviravolta quando o episódio “Bulletproof” de Hacks venceu na categoria de Melhor Roteiro de Comédia, derrotando o aclamado episódio “Fishes” da segunda temporada de O Urso.

Continua após a publicidade

Há também quem diga que O Urso perdeu o prêmio principal por não ser essencialmente uma comédia. No início da premiação, a dupla de apresentadores Dan e Eugene Levy chegou a fazer piada sobre isso: “Eu sei que alguns de vocês estarão esperando que façamos uma piada sobre se O Urso é realmente uma comédia. Mas no verdadeiro espírito da série, não faremos nenhuma piada”.

6. Segura a Onda bate recorde de indicações sem vitórias

Após 12 temporadas, a série Segura a Onda (Curb Your Enthusiasm) de Larry David terminou sua jornada no Emmy de uma maneira agridoce. A série se despediu com o recorde de mais indicações sem vitórias na categoria de Melhor Série de Comédia, com 11 indicações sem sucesso.

Curb foi indicada a quatro Emmys este ano, incluindo Melhor Série de Comédia e Melhor Ator Principal, mas não conquistou nenhum prêmio, encerrando seu histórico com 55 indicações e apenas duas vitórias em categorias técnicas (uma em 2012 e outra em 2003).

Continua após a publicidade

7. Liza Colón-Zayas vence por O Urso

Outro momento notável da noite foi a vitória inesperada de Liza Colón-Zayas como Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia por sua atuação em O Urso, superando favoritas como Hannah Einbinder de Hacks e lendas como Meryl Streep e Carol Burnett.

Liza, uma veterana atriz porto-riquenha, fez história ao se tornar a primeira latina a vencer nesta categoria. Anteriormente, Sofia Vergara (Modern Family) e Rosie Perez (A Comissária de Bordo) haviam sido indicadas nessa categoria, sem vitória.

Continua após a publicidade

8. The Traitors bate RuPaul's Drag Race

Após anos de domínio de RuPaul's Drag Race na categoria de Melhor Reality de Competição, a série The Traitors tomou a coroa. A vitória já era esperada após o sucesso de Alan Cumming, apresentador de The Traitors, vencer na categoria de Melhor Apresentador de Reality, encerrando o reinado de oito anos de RuPaul Charles.

9. Slow Horses vence Xógum em roteiro

Embora Xógum tenha impressionado com seu nível de detalhamento, especialmente com sua complexa adaptação do inglês para o japonês, foi a série de espionagem da Apple TV+, Slow Horses, que acabou levando o Emmy de Melhor Roteiro em Série de Drama. O roteirista Will Smith (não o famoso ator) ainda brincou durante seu discurso: “Relaxa, apesar do meu nome, eu venho em paz.”

Continua após a publicidade

10. Bebê Rena e os discursos de Richard Gadd

Por fim, Bebê Rena, a série da Netflix envolta em controvérsias, emergiu como um dos grandes vencedores da noite. Richard Gadd, criador e estrela da série, fez discursos emocionantes ao receber três prêmios: Melhor Ator, Melhor Roteiro e Melhor Produção de Série Limitada ou Antologia.

Em seu discurso, Gadd compartilhou uma mensagem de perseverança para aqueles que estão passando por momentos difíceis: “Há 10 anos, eu estava desanimado. Nunca pensei que conseguiria organizar minha vida. Nunca pensei que seria capaz de me corrigir pelo que aconteceu comigo e me recuperar novamente. E aqui estou, pouco mais de uma década depois, ganhando um dos maiores prêmios de redação da televisão. Não quero dizer isso para parecer arrogante. Quero dizer isso como um incentivo para que qualquer pessoa que esteja passando por um momento difícil agora persevere”.

Continua após a publicidade

Confira também a lista completa de vencedores do Emmy 2024.