Windows 10 ganha atualização para corrigir problemas com impressoras

Windows 10 ganha atualização para corrigir problemas com impressoras

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 27 de Julho de 2021 às 21h20
Divulgação/Tookapic/Pixabay

Lançada na metade de julho, a última grande atualização de segurança do Windows 10 protegeu os usuários contra o temido PrintNightmare e 117 brechas que colocam em risco a defesa do sistema. No entanto, nem tudo ocorreu conforme o planejado pela Microsoft, e suas correções acabaram fazendo com que muitas impressoras deixassem de funcionar corretamente como consequência.

Ciente do ocorrido, a empresa lançou nesta terça-feira (27) o pacote de atualização KB5005394, destinado a corrigir o problema causado pela atualização. Segundo a companhia, a solução deve assegurar que impressoras, scanners e outros dispositivos multifuncionais voltarão a operar normalmente.

Anteriormente, a Microsoft orientou os usuários afetados a instalar drivers e firmwares mais recentes dos aparelhos afetados e a consultar as fabricantes caso eles continuassem sem funcionar corretamente. Para instalar manualmente a atualização — disponível neste link — é preciso ter ao menos o update de maio do Windows 10 (KLB5003243) presente em seu sistema.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Divulgação/Lansweeper

Segundo a Microsoft, a atualização já está disponível através do Windows Update para aqueles que desejam realizar o processo de forma automatizada. No entanto, a opção não exista para clientes corporativos, que vão que recorrer ao Catálogo do Windows Update para baixá-la no momento.

Como baixar pelo Catálogo do Windows Update

1. Clique aqui para acessar o site;

2. No campo de buscas, procure pelo código da atualização (KB5005394) e selecione “Procurar”;

Imagem: Captura de Tela/Felipe Gugelmin/Canaltech

3. Selecione a versão da atualização relacionada a seu sistema operacional e clique em “Transferir”;

Imagem: Captura de Tela/Felipe Gugelmin/Canaltech

4. Na janela que abre, clique no link exibido para iniciar a transferência da atualização;

Imagem: Captura de Tela/Felipe Gugelmin/Canaltech

5. Finalizado o download, execute o pacote e siga os passos de instalação para aplicar o patch.

Vale notar que a atualização é opcional e só deve ser realmente aplicada por aqueles que viram suas impressoras deixando de funcionar após instalar as versões mais recentes do Windows 10. Segundo a Microsoft, um número baixo de usuários foi afetado pela questão, que afeta somente dispositivos que usam a autenticação smart card.

Fonte: Windows Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.