Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows causa pane em impressoras após correção urgente da falha PrintNightmare

Por| Editado por Renato Santino | 09 de Julho de 2021 às 13h40

Link copiado!

mohamed Hassan/Pixabay
mohamed Hassan/Pixabay
Tudo sobre Microsoft

Uma grave falha de segurança no Spooler de impressão do Windows permite que criminosos assumam o controle do seu computador remotamente. Como se isso já não fosse o bastante, a correção lançada pela Microsoft agora está dando pane em impressoras.

Segundo relatos colhidos pelo site The Verge, usuários do Windows que instalaram o patch notaram problema com o driver da impressora, que impede a conexão com o sistema. Administradores de sistema descobriram que vários PCs pararam de se conectar a impressoras em rede, principalmente aqueles da fabricante Zebra. Ou seja, embora tenha corrigido um problema gravíssimo, a atualização interrompeu o funcionamento adequado de determinadas impressoras.

Continua após a publicidade

Ciente do problema, a Microsoft disse que basta reverter a instalação do update ou reinstalar a impressora para tudo voltar a funcionar. Quem não conseguir resolver, pode entrar em contato com a equipe de suporte técnico da Microsoft para clamar por ajuda.

Falha crítica abria brechas nas máquinas

A falha original, chamada de PrintNightmare, exigiu esforço da criadora do sistema operacional e afetou o serviço Windows Print Spooler, que faz a comunicação do computador com as impressoras. De acordo com a Microsoft, essa brecha deixava o sistema vulnerável ao controle do PC por um cibercriminoso, quepoderia instalar programas, visualizar e excluir dados ou criar contas com privilégios de administrador.

Continua após a publicidade

O “pesadelo das impressoras” afeta milhões de computadores em todo o mundo. Embora o problema decorrente da correção possa não parecer grande coisa para o usuário comum, a verdade é que ele causa um imenso transtorno para médias e grandes empresas, razão pela qual a gigante de Redmond trabalha para lançar outro patch com a solução definitiva.

As máquinas da Zebra são voltadas principalmente para a impressão de cupons fiscais e etiquetas. Por isso, os modelos da companhia são amplamente usados nos setores de varejo, transporte, saúde, manufaturas, hotelarias e gerenciamento de armazéns. Ficar sem imprimir com ela pode implicar em prejuízos financeiros para comerciantes e empresários de todo o mundo.

A PrintNightmare é tão séria que afeta até versões anteriores do Windows (7, 8.1 e versões do Windows Server). Se você não teve problemas ou não tem uma impressora da marca Zebra, provavelmente sairá ileso. Caso tenha, o jeito é aplicar o patch e depois fazer as “gambiarras” até que saia a solução definitiva, afinal é melhor ficar sem imprimir documentos do que tê-los roubados por bandidos.

Fonte: MicrosoftThe Verge