Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

VPN gratuita expõe registros de acesso de milhões de usuários

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Junho de 2022 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/BeanVPN
Divulgação/BeanVPN

Uma falha de configuração em banco de dados levou à exposição de mais de 18 GB de dados de usuários do app gratuito BeanVPN. Na infraestrutura, estavam mais de 25 milhões de registros relacionados à conexões anonimizadas e uso do sistema de rede privada virtual, com dados que poderiam ser usados para identificar usuários da plataforma no sistema operacional Android.

Enquanto o número exato de pessoas atingidas não pôde ser precisado pela Cybernews, responsável pela descoberta do banco de dados, a ideia é que milhões de utilizadores teriam sido expostos. O volume continha registros de uso que incluíram informações sobre o dispositivo usado no acesso, datas, horários, IPs e, principalmente, a ID do Play Service, serviço da loja oficial do Android que poderia ser usado para descobrir mais detalhes da conta do usuário, principalmente seu endereço de e-mail.

De acordo com os especialistas em segurança, é a partir daí que as conexões realizadas poderiam perder seu caráter de anonimato, ainda que sites acessados e tarefas realizadas não pareçam estar em meio ao volume. De acordo com o Cybernews, seria possível encontrar localizações aproximadas por meio do endereço IP e, também, as contas da Play Store usadas para acesso, através do endereço de correio eletrônico cadastrado.

Continua após a publicidade

Além disso, de acordo com o serviço, a coleta dos dados vai contra os próprios termos de uso do BeanVPN, que em seu site oficial, afirma registrar apenas o mínimo de informações possíveis para que possa prestar o serviço de anonimização de conexões. A empresa não se pronunciou sobre o assunto e, por conta disso, não é possível saber exatamente o total de pessoas atingidas ou se o banco de dados, já fechado, foi acessado por terceiros maliciosos antes de ser localizado pelos especialistas.

Como escolher uma VPN segura?

A preferência por serviços reconhecidos de rede privada virtual, com marcas certificadas e aplicativos baixados de lojas oficiais, é o melhor caminho. Uma busca rápida na internet, seja por análises na imprensa ou referências, já deve servir para separar as plataformas consagradas daquelas mais obscuras, principalmente no que toca o uso regional ou para fins específicos, como acesso a serviços internacionais.

A gratuidade ou pagamento, por si só, não é garantia de bom funcionamento ou segurança de uma VPN — ou o contrário. Por isso, procure avaliações e leia comentários de especialistas, realizando o download de aplicativos apenas após realizar sua escolha. Caso você tenha uma assinatura de antivírus ou outros softwares de segurança, por exemplo, é bem provável que ela também inclua algum tipo de VPN, mesmo que básica.

Continua após a publicidade

Fonte: Cybernews