Smashing Pumpkins pagou resgate para evitar vazamento de álbum
Por Felipe Demartini • Editado por Wallace Moté | •

O vocalista da banda The Smashing Pumpkins, Billy Corgan, revelou ter pago resgate a um cibercriminoso para evitar o vazamento de faixas de seu novo álbum. O músico não falou em valores, mas disse ter pago do próprio bolso para que as canções não fossem vazadas seis meses antes da chegada do disco, que saiu neste início de maio.
- Só faltava essa: novo ciberataque é capaz de espionar pelo LED da caixa de som
- Spotify terá IA altamente avançada para prever músicas com precisão
Segundo Corgan, o bandido havia obtido as músicas inéditas em uma etapa prévia à mixagem e masterização, após invadir perfis ou dispositivos pertencentes a uma pessoa que ele diz saber quem é, mas preferiu não revelar. O cantor disse ter pago o resgate do próprio bolso, mas não revelou o montante, enquanto indicou que o criminoso também estava extorquindo outros artistas, em busca de acordo semelhante em troca do sigilo em relação a canções inéditas.
Em entrevista a uma rádio americana, o artista afirmou que pelo menos nove músicas do The Smashing Pumpkins estavam sob a posse do bandido. Ele as descreveu como as mais comerciais de Atum: Act Three, que define como um disco-conceito dividido em três atos que funciona como a segunda continuação de um dos álbuns mais consagrados da banda, Mellon Collie and the Infinite Sadness, de 1995.
De acordo com o músico, o responsável não era um fã, mas sim um “mercenário” focado no ganho financeiro — foi um seguidor da banda, aliás, quem o avisou sobre o possível vazamento. A opção pelo pagamento foi feita para que as faixas não fossem liberadas, representando uma versão ainda não finalizada da visão de Corgan, que trabalhou em Atum desde 2017, inclusive durante a pandemia da covid-19.
O artista afirmou ainda ter cooperado com o FBI neste caso, auxiliando as autoridades americanas na investigação sobre os furtos que também atingiam outros artistas. Enquanto o problema do The Smashing Pumpkins foi resolvido, ele disse não saber como os trabalhos chegaram ao fim, mas que o responsável pela extorsão havia revelado informações que estariam levando as autoridades a o localizarem, levando a uma eventual prisão.
Fonte: Consequence