Vivo e WhatsApp se unem em campanha de segurança digital

Vivo e WhatsApp se unem em campanha de segurança digital

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 24 de Janeiro de 2022 às 22h40
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

A segurança do WhatsApp é um tema bastante recorrente. Muitos golpes usam fragilidades da plataforma para atacar usuários das mais variadas formas com o intuito de obter dinheiro facilmente.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a Vivo e o WhatsApp se uniram para criar uma campanha de reforço da importância da segurança digital no aplicativo de mensagens. Os Gurus, especialistas em tecnologia da Vivo, farão vídeos semanais com dicas para deixar o sistema mais seguro.

Muitos golpes usam o WhatsApp (Imagem: Reprodução/Canaltech/Caio Carvalho)

O material será publicado nas redes sociais da Vivo. Os profissionais vão ensinar a evitar clonagem, detectar golpes, ativar configurações de segurança do aplicativo e assim por diante. Um dos pontos de destaque será o código de verificação enviado por SMS do aplicativo: os Gurus vão ressaltar que essa informação não deve ser compartilhada com estranhos.

O objetivo é orientar os usuários a sempre entrarem em contato por chamada de voz ou vídeo com contatos que peçam dinheiro pelo app. A campanha é destinada a todos os públicos — de jovens a idosos — e tem as influenciadoras Laura Seraphim e Coracy Arantes para apresentar dúvidas reais.

No primeiro episódio, Coracy mostra como se proteger de clonagem no WhatsApp com a ativação da confirmação em duas etapas e da exibição da foto de perfil apenas para os contatos — com passo a passo para cada ação. Aos 79 anos, ela tem mais de 2,8 milhões de seguidores no TikTok e 105 mil no Instagram.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.