Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vivo e Facebook terão que indenizar cliente após clonagem de número no WhatsApp

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Agosto de 2021 às 19h40

Link copiado!

Imagem: M. H./Pixabay
Imagem: M. H./Pixabay

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) condenou a operadora Vivo (Telefônica) e o Facebook a ressarcir uma vítima do famoso golpe de clonagem no WhatsApp. A consumidora levantou uma ação contra as empresas pela falha do sistema que permitiu acesso ao número dela, levando sua irmã a cair no golpe e depositar R$ 3.344 para os criminosos.

A juíza responsável pelo caso, Luciana Antoni Pagano, afirmou que houve falha da Vivo na prestação do serviço. Assim, condenou a Telefônica Brasil S.A. e o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. a reembolsar o valor pago pela irmã e ainda arcar com a indenização de R$ 3 mil (cada) por danos morais.

O TJ-SP publicou ainda uma nota pública enfatizando o crescente número de golpes pelo aplicativo de mensagens. "Uma prática comum é o chamado phishing – envio de mensagens que exploram a curiosidade da pessoa, para que ela clique em um link ou anexos", diz a nota assinada pela Assessoria Policial Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Continua após a publicidade

O documento ainda dá dicas de como evitar as fraudes, são elas: ocultar a foto de perfil no WhatsApp para números não salvos como contatos, ativar a autenticação em dois fatores e desconfiar das mensagens que começam com "troquei de número". A publicação também reforça que, atualmente, os golpes mais comuns são de lojas virtuais falsificadas, concursos e promoções pelas redes sociais, phishing e clonagem.

Fonte: Minha Operadora, E-SajTJ-SP