Publicidade

Verificação de idade no Pornhub gera bloqueio da plataforma nos EUA e na França

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Shane uchi/Unsplash
Shane uchi/Unsplash

O Pornhub foi bloqueado em 23 estados nos EUA e na França em a uma onda de medidas legais para impor requisitos de verificação de idade na plataforma.

Com o Missouri sendo o estado americano mais recente a implementar a lei, a empresa controladora do Pornhub, a Aylo, optou por retirar o popular site de conteúdo adulto do ar em quase metade dos Estados Unidos, incluindo a França, que também exigiu que sites pornográficos adotassem um sistema independente de verificação de idade para continuar na ativa.

Além disso, a União Europeia iniciou uma série de investigações relacionadas à pauta depois de constatações preliminares de que quatro sites não estavam cumprindo elementos da Digital Services Act (DSA), a Lei de Serviços Digitais da região.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Polêmica na implementação da lei

Em resposta às decisões legislativas, a Aylo afirmou que não é contra a verificação de idade em suas plataformas de conteúdo adulto, mas que a maneira como as leis são executadas é “ineficaz”.

“Acreditamos firmemente que a verificação de idade pode tornar a internet um espaço mais seguro para todos, quando é feita do jeito certo. Infelizmente, a forma como essas novas leis são executadas por legisladores é ineficaz e coloca a privacidade dos usuários em risco”, a empresa afirmou em comunicado à imprensa.

Datada de 2023 na Louisiana, a legislação para implementar a verificação de idade nos EUA já foi aprovada por grande parte do território, como Alabama, Flórida, Texas e Tennessee. Para além dos 23 estados que adotaram a lei, mais 11 também possuem projetos pendentes em análise, incluindo Nova York, Washington e Pensilvânia.

Quem acessa o site em locais bloqueados, recebe uma mensagem da plataforma acerca da interrupção dos serviços que ressalta a posição do Pornhub em acreditar que tais medidas não são suficientes para deter o problema. 

Prioridades em conflito

A princípio, o Pornhub chegou a se adequar às exigências da lei, mas enfrentou uma queda de 80% de seu tráfego na Louisiana, o primeiro estado a implementar a medida. Na visão da plataforma, isso não significou que as pessoas pararam de consumir esse tipo de conteúdo, mas que houve uma migração dos usuários para sites piratas e outros serviços que não possuem qualquer medida de segurança.

Continua após a publicidade

“Essas leis não apenas falharam em proteger os menores de idade, como também causaram mais danos ao desviar o tráfego para locais com pouca ou nenhuma medida de confiança e estrutura”, o Pornhub afirmou.

Em contrapartida, os estados seguem argumentando que a lei é uma maneira de proteger a integridade de crianças e menores de idade. “Se uma corporação bilionária prefere deixar o Missouri a verificar se as crianças não estão acessando conteúdo sexual explícito, isso diz tudo o que você precisa saber sobre suas prioridades”, comentou a procuradora-geral do Missouri, Catherine Hanaway, em comunicado.

Leia também:

Continua após a publicidade

Fonte: PC Mag