Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ucrânia pede ajuda de hackers para defender o país contra a Rússia

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Fevereiro de 2022 às 12h15

Link copiado!

KeepCoding/Unsplash
KeepCoding/Unsplash

Uma publicação atribuída ao governo da Ucrânia pede a ajuda de hackers nos esforços de defesa contra a invasão russa. A postagem solicita auxílio em operações de defesa de infraestruturas críticas, como o suprimento de energia, e espionagem digital, que possam ajudar nos esforços de proteção do país neste momento de guerra.

O pedido apela para o patriotismo dos ucranianos e traz um formulário que pode ser preenchido pelos interessados, com a busca principal sendo por especialistas no desenvolvimento de malware, penetração e defesa de sistemas. O pedido teria sido feito em fóruns, incluindo aqueles voltados ao cibercrime, e também grupos do aplicativo Telegram.

O pedido governamental foi confirmado por fontes ligadas ao poder público, o que inclui até mesmo o representante de uma empresa de cibersegurança que presta serviços ao poder público. Entretanto, o ministério da defesa da Ucrânia não confirmou nem negou o pedido. Yegor Aushev, da Cyber Unit Technologies, seria um dos envolvidos nos esforços e deu, inclusive, detalhes de como as operações funcionariam.

Continua após a publicidade

Segundo ele, falando à agência Reuters, os especialistas seriam divididos em dois grupos, um defensivo, focado na proteção da infraestrutura de energia e água, e outro ofensivo, voltado à espionagem e obtenção de informações militares, bem como contrainteligência. Aushev disse ter recebido centenas de cadastros em questões de horas, e agora, afirma estar em um processo de análise para garantir que nenhum deles esteja ligado à Rússia.

O pedido caminha ao lado dos apelos do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que nesta quinta-feira (24), primeiro dia de confronto direto, disse que seu país foi abandonado pelos parceiros ocidentais para se defender contra a Rússia. Medidas como o alistamento obrigatório e o impedimento de homens de 18 a 60 anos de deixarem o país também foram implementadas.

Enquanto bombardeios e ataques acontecem em diferentes pontos do país, principalmente na capital, Kiev, a ofensiva digital também está em grande movimentação. Nesta quinta, ataques contra serviços do governo foram registrados, com um malware que limpa dados, enquanto os EUA estudam a possibilidade de realizar golpes contra a infraestrutura russa de internet e eletricidade, assim como esperam retaliações na mesma medida, por conta do envolvimento dos americanos na questão.

Fonte: Reuters