Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter vai aceitar chaves FIDO2 como única forma de autenticação dupla

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Março de 2021 às 11h15

Link copiado!

Divulgação/Yubico
Divulgação/Yubico
Tudo sobre Twitter

As chaves físicas de autenticação estão se tornando cada vez mais comuns — por mais que ainda sejam um tanto caras e difíceis de encontrar aqui no Brasil. O protocolo FIDO2, utilizado pela maioria desses dispositivos, veio com força no intuito de possibilitar um mundo onde não será preciso mais digitar senhas, PINs ou códigos alfanuméricos para verificar a identidade das pessoas na web. Ao que tudo indica, esse futuro não está tão longe.

Mas há um porém. Para que isso se torne realidade, plataformas, sites e serviços da web precisam oferecer suporte para eles. O Twitter pode até merecer parabéns por ter sido uma das primeiras redes sociais a aceitar chaves físicas de autenticação, porém, o passarinho azul pisou na bola ao obrigar que, mesmo com uma chave FIDO2, o utilizador tenha um segundo fator de autenticação cadastrado.

Esse segundo fator de autenticação poderia ser um código enviado para um aplicativo dedicado (como o Authy) ou disparado via SMS (o que não é o ideal, já que tais mensagens de texto podem ser facilmente interceptadas). Afinal, qual é a dificuldade de permitir que a autenticação dupla seja feita exclusivamente por chaves físicas? Nenhuma, e parece que a empresa percebeu isso.

Continua após a publicidade

Para a alegria de todos, a companhia comunicou, na tarde desta segunda-feira (15), que em breve os usuários poderão usar suas chaves FIDO2 como único e exclusivo fator de autenticação, tornando seu processo de login menos burocrático (e até mais seguro). Infelizmente a rede social não especificou uma data para que a mudança ocorra, limitando-se a dizer que será “em breve”.

Em contrapartida, o Twitter também anunciou outra novidade que está disponível desde já: o cadastro de múltiplas chaves para uma mesma conta. Isso significa que se você for um entusiasta da tecnologia FIDO2 e tiver um verdadeiro molho de chaves físicas, poderá cadastrar todas elas para autenticar-se em seu perfil — tanto na versão para desktop (interface web) quanto nos aplicativos oficiais para dispositivos móveis.

Continua após a publicidade

Fonte: Twitter