Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Treme treme | Golpe no Uber pode quadruplicar valor das corridas

Por| 17 de Julho de 2019 às 16h06

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Uber

Um golpe envolvendo o GPS dos smartphones tem ganhado espaço entre os motoristas de aplicativos de transporte, como o Uber e o 99. Com o nome de "Treme treme", a técnica burla o sistema de navegação do próprio app, dando a impressão de que as viagens percorrem um trajeto maior do que realmente têm. Com isso, as corridas podem ter seu preço até mesmo quadruplicado.

O golpe é fácil de ser efetuado e funciona somente em smartphones Android, uma vez que o recurso é nativo do sistema operacional do Google. Para efetuá-lo, o motorista coloca o celular no modo de economia de energia, o que afeta o GPS do dispositivo, uma vez que o modo de alta precisão de localização é desativado. Com isso, o aplicativo de transporte passa a considerar uma localização aproximada, afetando o cálculo do valor da corrida e que, em alguns casos, pode aumentar consideravelmente.

A questão é que o usuário não consegue notar que está sendo vítima do golpe, porque a rota até o seu local de destino é feita normalmente. O percurso extra só ocorre no aplicativo e como o sistema entende que uma distância maior foi percorrida, ele tende a cobrar a mais. E o passageiro só nota isso quando ele recebe o recibo da corrida.

Continua após a publicidade

O problema de tudo isso é que os motoristas já conseguem burlar até mesmo as punições para este tipo de golpe. Quando o usuário reclama dos valores excessivos cobrados, as empresas punem os condutores, negativando suas contas e abatendo os valores das próximas corridas até que a dívida seja saldada. Para driblar essa restrição, muitos deles conseguem acesso a celulares que já tenham o app do Uber ou do 99 logados, usando a conta de outra pessoa. Aí, é só continuar aplicando o golpe.

O Canaltech entrou em contato com a Uber para saber seu posicionamento sobre o caso, Em nota, a empresa afirma: "A Uber mantém equipes e tecnologias permanentemente analisando viagens suspeitas ou violações de termos de uso. Caso alguma irregularidade seja comprovada, os envolvidos podem ser descredenciados da plataforma."

Já a 99 afirmou que não registrou nenhum caso envolvendo a prática do Treme Treme em seu sistema. Além disso, a empresa encoraja passageiros e motoristas a denunciar tais práticas a sua equipe de segurança, caso eles sejam detectados, para que as providências cabíveis sejam tomadas.