Publicidade

Site imita página de inscrição do Enem para aplicar golpes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2024 às 15h59

Link copiado!

Reprodução/Gov.br
Reprodução/Gov.br

Poucos dias após a abertura das inscrições do Enem 2024, criminosos colocaram um site falso no ar para aplicar golpes nos candidatos. De acordo com relatos em redes sociais, além de simular a página oficial e solicitar dados pessoais dos estudantes, o portal também emitia um boleto de R$ 85, o mesmo valor da taxa de inscrição do exame nacional.

Site falso do Enem

As indicações da página falsa surgiram nos últimos dias no X (ex-Twitter). Em uma publicação feita nesta quinta-feira (30), o usuário identificado como Lukas compartilhou uma captura de tela de um site que se passava pela página de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Continua após a publicidade

Ao acessá-lo, o estudante dava de cara com uma página bem parecida com a original, inclusive com o chatbot usado para fazer a inscrição. Contudo, a página apenas coletava os dados dos estudantes e, depois, emitia um boleto falso para a suposta taxa de inscrição de R$ 85.

Em um dos relatos, o usuário do X identificado como Fábio Ramon também informou que o chat reconhecia os nomes pelo CPF. Outros dados eram solicitados, como e-mail e cidade, para fazer a suposta inscrição no Enem 2024.

Pela rede social, há relatos de pessoas que caíram no golpe. Da mesma forma, há capturas de tela que mostram que o site falso chegou a ser anunciado na pesquisa do Google ao pesquisar por “enem” e “enem inscrição” — contudo, nos testes feitos pelo Canaltech, não encontramos os resultados patrocinados na tarde desta quinta-feira (31).

Também tentamos acessar o endereço utilizado pelos golpistas para a página falsa, mas o site já estava indisponível. O domínio explorado para a fraude também foi dado como suspenso na consulta feita pela ferramenta de WHOIS da GoDaddy.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Página retirada do ar

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o caso já foi reportado à Polícia Federal pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e a página foi retirada do ar na sequência. 

O instituto por trás do Enem também fez uma publicação no X com detalhes oficiais sobre a inscrição da prova, que deve ser feita no endereço “enem.inep.gov.br/participante” — ou seja, com o mesmo domínio do portal Gov.br.

Continua após a publicidade

“Após a realização da inscrição, o sistema gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa. Esse boleto só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do Gov.br”, informou o Inep no seu perfil oficial do X.

As inscrições estão abertas até 7 de junho e a taxa de inscrição deve ser paga até 12 de junho de 2024. Confira as datas, isenção e outras dicas do Enem 2024.

Fonte: Folha de S. Paulo