Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistemas da prefeitura do Rio completam 1 semana fora do ar após ciberataque

Por| Editado por Claudio Yuge | 22 de Agosto de 2022 às 20h20

Link copiado!

Reprodução/Wikimedia Commons
Reprodução/Wikimedia Commons

Os serviços online da Prefeitura do Rio de Janeiro completam uma semana fora do ar, por conta de um ciberataque ao sistema da administração municipal. Segundo a prefeitura, as equipes da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) estão trabalhando em um gabinete de crise para minimizar os impactos da invasão e normalizar as operações o mais rápido possível.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD-RJ), tem se reunido diariamente com os técnicos da IplanRio para tentar resolver o problema. Na última sexta-feira (19), o Diário Oficial do Município voltou ao ar, as demais plataformas continuam indisponíveis e sem previsão de retorno. A equipe do Iplan já tem o controle de alguns sistemas, mas os serviços ficarão fora do ar até que o ambiente digital esteja totalmente seguro.

O que está fora do ar

Continua após a publicidade

Entre os serviços indisponíveis, estão o atendimento para o CadÚnico, necessário para o recebimento do Auxílio Brasil, nas unidades do Cras, os números de novos casos e mortes pela Covid-19, pedidos de consulta e exames, prontuários digitais em unidades de emergência, e os sistemas da Nota Carioca, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Neste domingo (21), Paes informou que enviou um ofício ao Comitê Gestor do Simples Nacional para prorrogação dos vencimentos dos tributos para os contribuintes e pequenos empresários da capital fluminense. Uma resolução da Secretaria Municipal de Transportes adiou a data limite para recursos de multas de trânsito e de vistoria de veículos como táxis, vans escolares e cabritinhos, para o fim de setembro.

O caso está sendo apurado pela Delegacia Repressão a Crimes de Informática (DRCI). De acordo com o delegado da unidade, Pablo Sartori, é provável que o ataque tenha sido feito por um profissional, já que foi utilizada a criptografia para encobrir os passos e dificultar a investigação. Segundo a polícia, os técnicos do IplanRio enviarão dados para dar andamento às investigações.

Fonte: G1