Publicidade

Roubaram meu celular, e agora? 5 ações imediatas a tomar

Por| Editado por Claudio Yuge | 14 de Setembro de 2022 às 18h20

Link copiado!

Envato /  twenty20photos
Envato / twenty20photos

O roubo de celulares é um dos maiores problemas de segurança pública do país e afeta de maneira séria cidades de diferentes tamanhos. Para além do prejuízo material, de perder um aparelho que, hoje, tem valor médio próximo dos R$ 2 mil, há também os riscos em relação à proteção dos dados contidos no dispositivo que foi subtraído.

Hoje, existem quadrilhas especializadas em roubos de celulares com as telas desbloqueadas, o que facilita bastante a ação de criminosos para acessar aplicativos de bancos, por exemplo. Porém, mesmo com a tela bloqueada, os aparelhos subtraídos também podem ser invadidos, por conta disso, é importante agir rápido para evitar prejuízos financeiros.

Confira cinco ações a serem tomadas após ter um celular roubado

Continua após a publicidade

1- Rastrear e apagar dados remotamente: nos principais sistemas operacionais do mercado, Android e iOS, é possível rastrear, bloquear e excluir dados do aparelho usando um navegador web. Nos aparelhos com o sistema do Google, isso deve ser feito pelo app Encontre Meu Dispositivo, enquanto no iPhone, a ação deve ser realizada diretamente pelo iCloud.

É importante realizar o rastreamento, bloqueio e exclusão de dados antes de bloquear a linha junto a operadora, já que, ao fazer isso, o acesso às informações do aparelho é perdido. Além disso, ative previamente a busca por localização para ativar o acesso remoto ao smartphone.

2- Bloquear o celular pelo IMEI: o bloqueio deve ser feito junto a operadora com um número de identificação do dispositivo, o IMEI. Este número pode ser encontrado na caixa do aparelho ou no site do sistema operacional. Para isso, é necessário ligar de um outro aparelho para a operadora e fornecer os dados necessários para bloquear o dispositivo.

Outra possibilidade é abrir um boletim de ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil ou pela internet. Com exceção de Amapá e Acre, todos os estados têm sistemas habilitados para bloqueio de aparelhos. Mas, para isso, é necessário ter o número do IMEI guardado e acessível para caso o telefone seja roubado ou perdido em algum momento.

Continua após a publicidade

3- Entrar em contato com o banco: ligue para seu banco e outros serviços financeiros de aplicativos instalados no telefone, como carteiras digitais e apps de corretoras de investimentos. Informe o ocorrido e peça imediatamente o bloqueio de cartões virtuais, contas e operações que dependem do aparelho para serem realizadas.

4- Registrar um boletim de ocorrência: além do bloqueio do aparelho, a abertura de um boletim de ocorrência (B.O) é importante para notificar as autoridades de segurança sobre o ocorrido. Além disso, caso o aparelho tenha seguro, o documento é essencial para o pedido de ressarcimento junto à seguradora.

5- Alterar as senhas: também é recomendável mudar as senhas de e-mail, redes sociais e demais aplicativos que você possui no aparelho. Também é necessário usar a opção “sair de todos os dispositivos”.