Publicidade

Redes sociais concentram quase 80% de anúncios e perfis falsos na internet

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Tracy Le Blanc/Pexels
Tracy Le Blanc/Pexels

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian identificou que a grande maioria dos anúncios, perfis, páginas e aplicativos falsos registrados em 2025 tiveram origem em redes sociais.

O relatório detectou ao todo 37.845 ameaças, sendo que 77% delas vieram justamente dessas plataformas. Todas tinham como objetivo enganar os usuários para aplicar golpes a partir da clonagem de marcas e comunicações legítimas.

A datatech também ressaltou que 98% das tentativas de ataques foram removidas, com uma média de quatro dias entre a detecção do problema e o bloqueio da operação. Em média, foram registradas de 3 mil a 4 mil ameaças semelhantes por mês.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ameaças predominantes nas redes

A Serasa Experian se aprofundou na pesquisa para identificar quais eram os ataques mais recorrentes nas redes sociais em 2025. De acordo com o estudo, a maioria se concentrou nos anúncios golpistas, que registrou 56% dos casos.

Logo em seguida, temos os perfis falsos com 32% das ameaças identificadas. A investigação descobriu que muitas dessas contas falsas funcionavam como uma espécie de “vitrine” para direcionar o usuário a páginas, formulários ou aplicativos comprometidos. 

Como o consumidor pode se proteger

Considerando que as redes sociais se tornaram um meio bastante prolífico para golpes digitais, saber como identificá-los durante sua experiência online é fundamental para te livrar de possíveis prejuízos, principalmente quando falamos sobre compras nessas plataformas.

Portanto, vale se manter atento e sempre desconfiar de anúncios que apresentam um tom excessivamente urgente, como “últimas unidades” e “somente hoje”. Preços que parecem bons demais para ser verdade também costumam levar a fraudes financeiras.

Continua após a publicidade

Além disso, é importante verificar esses perfis de redes sociais antes de interagir com eles, analisando a data de criação, histórico de publicações, comentários e se há selo de verificação, por exemplo.

Também tenha cuidado na hora de conferir a URL, pois links maliciosos existem aos montes na internet. Jamais clique em endereços suspeitos e não insira dados sensíveis, como os do seu cartão de crédito, em páginas desconhecidas.

Leia também: