Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reconhecimento facial deve ser um dos recursos de segurança na Olimpíada de 2020

Por| 26 de Dezembro de 2017 às 10h18

Link copiado!

Reconhecimento facial deve ser um dos recursos de segurança na Olimpíada de 2020
Reconhecimento facial deve ser um dos recursos de segurança na Olimpíada de 2020

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, juntamente com o governo de Tóquio, está querendo implementar um sistema de reconhecimento facial em grande escala durante os jogos de verão de Tóquio em 2020. A tecnologia seria utilizada para reconhecer de 300 a 400 mil pessoas envolvidas nos eventos, o que inclui os atletas, voluntários, funcionários e até mesmo a mídia especializada que irá cobrir o evento.

O intuito seria, a princípio, a agilização da entrada destas pessoas nos locais dos jogos a fim de evitar transtornos, não apenas à cerca de horários e/ou agendamentos, mas também por conta dos verões quentes e úmidos do Japão, período em que ocorrerão as competições. Outro motivo seria para reforçar a segurança, diminuindo drasticamente a chance de ocorrerem fraudes. Em uma época em que o terrorismo é uma preocupação constante, a verificação digital dificultará a utilização de cartões roubados ou forjados.

Todos os atletas, funcionários do evento, pessoal de segurança e jornalistas, dentre outros, deverão enviar fotos de seus rostos com antecedência para que sejam cadastradas em um banco de dados. Quando os profissionais e trabalhadores chegarem ao local dos jogos, a verificação digital irá comparar seus rostos com a imagem previamente enviada. A estimativa é que a tecnologia seja refinada através de testes durante estes dois anos restantes, de maneira a evitar estresses por conta de atrasos durante a Olimpíada.

O reconhecimento facial, no entanto, não será usado nos espectadores, pois a logística do sistema foi considerada muito desafiadora para gerenciar o grande público. Para estes, o procedimento se iniciará com a checagem de seus ingressos e, logo após essa etapa, a verificação de suas bagagens, tal qual ocorreu no Rio de Janeiro em 2016.

Continua após a publicidade

Desenvolvida pela NEC Corp, a tecnologia de reconhecimento facial é reconhecida pela sua precisão, sendo capaz de reconhecer aqueles que foram submetidos a cirurgia plástica e até mesmo distinguir gêmeos idênticos. Em outubro deste ano, o Ministério da Justiça já implantou portões usando a verificação digital de rostos para gerenciar os passageiros do aeroporto Haneda em Tóquio.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerão entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020, seguidos pelos Jogos Paralímpicos, de 25 de agosto a 6 de setembro.

Fonte: Digital Trends, Japan Times