Por que você e seus dados precisam de uma VPN paga ou VPN gratuita

Por  Redação  | 

Compartilhe:
PUBLIEDITORIAL
Kevin Paster/Pexels
Kevin Paster/Pexels

Na hora de escolher uma VPN, é comum ter dúvidas entre escolher uma versão gratuita ou paga. O preço é um fator importante na decisão, mas vale a pena reforçar que os serviços sem custos podem trazer limitações ou vulnerabilidades de segurança, então as opções pagas são mais seguras e confiáveis.

Por isso, o Canaltech ajuda você a entender a diferença entre cada modalidade desse serviço.

O que faz uma VPN?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Uma rede virtual privada ou VPN pode ser usada para esconder informações de um dispositivo, como a localização e o endereço de IP, durante a navegação na internet. Além de evitar rastreadores e garantir privacidade, o serviço também pode ser usado para assistir ao catálogo de streaming de outro país, acessar apps com bloqueio regional e até comparar preços de passagens aéreas e hoteis.

Para isso, o usuário precisa se conectar a um servidor, que funciona como um intermediador entre o aparelho e o site ou app final. Porém, no lugar de acessar as informações originais, a página tem acesso apenas aos dados do servidor.

Por que não usar uma VPN gratuita

A VPN gratuita chama a atenção por não pesar no bolso, mas o barato (ou gratuito) pode sair caro: os serviços que são totalmente livres de custos podem trazer problemas de segurança, coletar e até vender dados de usuários, além de limitar a experiência com menos servidores e conexão mais lenta.

Isso acontece porque as empresas que oferecem o serviço podem usar modelos de criptografia mais limitados e nem sempre são claros sobre o tratamento dos dados. A operação requer uma estrutura reforçada e mais complexa, com protocolos de segurança e medidas claras sobre o uso de dados, e normalmente isso está restrito aos planos pagos.

VPN limitada

Existe um meio-termo para quem quer conhecer uma VPN sem gastar na primeira oportunidade: algumas plataformas oferecem uma versão limitada ou de testes do serviço com os mesmos protocolos de segurança de uma assinatura paga. 

Na maioria dos casos, os testes gratuitos limitam a quantidade de servidores e a largura de banda que você pode usar, deixando a conexão um pouco mais lenta, mas são uma alternativa para acessos rápidos que ainda preservam os dados e a localização de cada dispositivo.

Por que usar uma VPN paga?

É possível escolher entre vários serviços pagos e confiáveis de VPNs pagas que removem as limitações em outros apps do segmento. Uma assinatura premium pode garantir maior velocidade de conexão, suporte a mais dispositivos e mais ferramentas de proteção para aumentar a privacidade na web.

Além disso, uma VPN com funções ilimitadas também traz mais opções de escolha para o usuário, com a possibilidade de alternar entre servidores de diferentes países.

Opções de VPNs pagas e seguras

Um exemplo muito popular é o da NordVPN, com mais de 5.500 servidores espalhados entre 60 países e compatibilidade para computadores, celulares e até consoles de videogame. O serviço ainda conta com bloqueador de anúncios e malwares, criptografia no padrão AES de 256 bits e protocolo WireGuard para reforçar a segurança da conexão.

Outra alternativa é o SurfShark, com mais de 3 mil servidores em 100 países. O serviço é uma opção ideal para quem deseja usar a VPN em vários aparelhos de uma só vez, com conexões simultâneas ilimitadas, e rotaciona o endereço IP após longas sessões de uso para limitar o rastreamento. Além disso, possui o recurso Bypasser, que permite desativar o servidor em apps específicos, como bancos, e antivírus integrado.

O que você pode fazer com uma VPN

Um serviço de VPN traz inúmeras vantagens para navegar na web. A principal delas é a proteção, já que impede o acesso de rastreadores às suas informações pessoais, mas os benefícios não param por aí.

Além disso, os serviços oferecem recursos como:

  • Opção para acessar o catálogo de streaming de outro país;
  • Alternativa para contornar bloqueios geográficos;
  • Ferramentas para bloquear malwares e rastreadores na web
  • Kill Switch para encerrar o uso da VPN ao notar instabilidades na conexão;

VÍDEO: Como escolher uma VPN SEGURA?

Os servidores estrangeiros também são uma boa alternativa para quem quer pagar mais barato em passagens aéreas, hoteis e aluguel de carros durante uma viagem internacional. Isso acontece porque os preços podem variar de acordo com cada região, então cada pessoa pode mudar de servidor e comparar os valores.

Por fim, você pode comparar os recursos oferecidos por NordVPN e Surfshark:

RecursosNordVPNSurfshark
Número de servidores5.500 servidores em 60 países3.200 servidores espalhados em mais de 100 países
CompatibilidadeAndroid, iOS, Linux, macOS, Windows, navegadores, Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Android TV, Amazon Fire Stick, Chromecast, Kindle, Raspberry Pi, Oculus QuestAndroid, iOS, Linux, macOS, navegadores, Windows, Amazon Fire TV, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X
Dispositivos conectadosAté 10 dispositivosIlimitado
Ferramentas de segurançaProteção contra anúncios, malwares e rastreadores, IP dedicado e monitor de vazamentos de dadosAntivírus integrado, bloqueador de anúncios, malwares e rastreadores