Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Polícia Federal cria força-tarefa com gigantes digitais para combater cibercrime

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Fevereiro de 2022 às 20h20

Link copiado!

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (24), pouco menos de uma semana depois do ataque sofrido pela Americanas e o Submarino, a Polícia Federal (PF) anunciou parcerias com instituições financeiras e gigantes do e-commerce para a formação de uma força-tarefa com o objetivo de troca de informações sobre crimes virtuais.

Segundo reportagem da revista VEJA, a força tarefa irá contar com o apoio de empresas como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander, XP, Mercado Livre e Zetta, além da Federação Nacional dos Bancos (Febraban) e de associações financeiras, de crédito e de varejo.

Segundo informações divulgadas pela revista, essa iniciativa da PF já estava feita sem alarde desde o ataque virtual ao Ministério da Saúde, que fez com que sistemas como o ConecteSUS ficassem fora do ar por semanas. O principal objetivo da iniciativa é que tanto a PF quanto os parceiros possam entender melhor o modus operandi dos criminosos virtuais, além de terem formas de melhor se antecipar para possíveis ataques digitais.

Continua após a publicidade

Por fim, a reportagem afirma que a União visa conseguir acesso a dados dos servidores responsáveis pela hospedagem da maioria dos sites das empresas envolvidos na iniciativa. Geralmente, as instituições controladoras dessas máquinas são situadas fora do Brasil e resistem em compartilhar informações, que, embora confidenciais, podem auxiliar em investigações. Com a força-tarefa, a PF espera que essa situação mude.

O Canaltech entrou em contato com a assessoria do Governo Federal para obter mais detalhes sobre a iniciativa. Assim que recebermos uma resposta, atualizaremos a matéria.

Fonte: VEJA