Publicidade

Phishing cresce em todas as suas modalidades no Brasil em 2021

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Novembro de 2021 às 19h20

Link copiado!

Divulgação/Mohamed Hassan/Pixabay
Divulgação/Mohamed Hassan/Pixabay

Os golpes virtuais estão em alta, mas alguns em específcio se destacam, como o phishing. Segundo um levantamento realizado pela Avast do Brasil com 1,3 mil usuários de seus serviços, neste ano essa fraude está ocorrendo bem mais do que em 2020.

Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados encontraram phishing em 2021, em comparação com 39% que alegaram o mesmo em 2020. Quando se trata das vítimas, 35% mais brasileiros disseram ter sido vítimas de um esquema desse tipo, em comparação com os resultados do ano passado.

“Se compararmos os resultados da pesquisa de 2020 a 2021, houve um crescimento de 41% no número de brasileiros que encontraram golpes de phishing. Esperamos aumentar a conscientização sobre esses golpes, para ajudar os consumidores durante o período de festas de fim de ano a aproveitar essa temporada com segurança” afirma Luis Corrons, pesquisador adjunto sênior da Avast.

Continua após a publicidade

A porcentagem de pessoas que afirmaram ter encontrado phishing por e-mail aumentou 3% em 2021 em comparação com o último ano. Em ameaças em sites, houve um acréscimo de 2%; via telefone, de 9%; por SMS, de 12% e, por fim, 1% em tentativas de golpes físicos.

Como se proteger

A pesquisa também perguntou às pessoas se elas já haviam sido vítimas de um esquema de phishing, com o resultando apontando que os habitantes que sofreram com esse tipo de golpe no Brasil aumentou 35%, com mais de um terço dos entrevistados admitindo ter sido vítima.

Continua após a publicidade

Os tipos de phishing que mais vitimaram pessoas no Brasil correspondem aos tipos mais encontrados pela pesquisa.

A pesquisa também questionou o que aconteceu com as vítimas após o golpe. Segundo o levantamento, 42% dos entrevistados tiveram que alterar as senhas de suas contas, 27% tiveram que cancelar o seu cartão de crédito/débito e um em cada cinco tiveram os seus dados pessoais roubados.

Para ajudar na prevenção contra o phishing, a Avast disponibilizou algumas dicas:

Continua após a publicidade
  • Sempre compre em aplicativos ou sites oficiais: atualmente, é comum que os cibercriminosos usem páginas falsas com ofertas muito atraentes. Certifique-se sempre de que o local onde fará as suas compras é o oficial. Verifique se o URL começa com HTTPS e procure o ícone de cadeado próximo ao URL. A melhor coisa que os consumidores podem fazer é visitar diretamente os sites de compras confiáveis, mas sem fazê-lo através de links incluídos em e-mails ou anúncios pop-up;
  • Evite anúncios: não clique em pop-ups e janelas. Esses são vetores de phishing comuns e, se você encontrar um, nunca clique em qualquer lugar do anúncio, mesmo que haja um grande botão “Fechar”. Sempre use o pequeno símbolo "X" no canto;
  • Cuidado com ofertas muito atraentes: se algo é muito bom para ser verdade, provavelmente é falso. Se você receber anúncios, e-mails ou mensagens de texto com promoções exageradas, duvide das ofertas e não clique em nada, pois pode ser um golpe. Os cibercriminosos também gostam de pressionar as suas potenciais vítimas, com ofertas que expiram em breve.
  • Use métodos de pagamento confiáveis: você pode optar por cartões digitais (se o seu banco tiver esta opção), ou por serviços como o PayPal. Se você tiver escolhas, é melhor usar um cartão de crédito em vez de um cartão de débito, pois é mais fácil relatar despesas suspeitas;
  • Faça transações seguras: use uma VPN para realizar os seus pagamentos ou compras online, então, você irá criptografar a sua conexão para mantê-la oculta, privada e protegida contra os cibercriminosos;
  • Cuidado com e-mails e mensagens de texto: No período de festas de fim de ano, é comum observar lojas enviando e-mails com anúncios e promoções. No entanto, os cibercriminosos também fazem isso. É importante que o consumidor nunca clique em links e anexos, ou compartilhe informações, mesmo que o e-mail ou a mensagem de texto peça para fazer isso;
  • Use um antivírus: é extremamente importante ter um antivírus instalado em todos os seus dispositivos, incluindo smartphones, para detectar e eliminar ameaças antes delas afetarem o aparelho.