Pesquisa da Google revela preocupações de pais e professores com a internet

Por Joyce Macedo | 05 de Fevereiro de 2019 às 10h12
Khakimullin
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Como parte do Dia da Internet Segura (Safer Internet Day), que acontece nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro, a Google entrevistou 400 pais e 200 professores para saber quais são suas reais preocupações sobre segurança online e cidadania digital. Um dado interessante obtido pela pesquisa é que a média de idade em que as crianças costumam ganhar seu primeiro dispositivo com conexão à internet é de apenas 10 anos.

No entanto, os pais acreditam que é preciso começar a ensinar os pequenos a respeito de segurança online ainda mais cedo, com 8 anos. Do outro lado, 67% dos professores entrevistados dizem que os pais ainda precisam se esforçar mais para manter a segurança dos seus filhos no mundo digital.

Além disso, 91% dos professores acreditam que ainda precisam de mais recursos para ensinar sobre o tema de maneira mais eficaz e, para isso, a maioria dos docentes (87%) diz que gostaria de participar de treinamentos ou workshops para saber mais sobre segurança na internet.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Na hora de listar os maiores medos sobre segurança online, os pais indicaram privacidade como tema de maior preocupação, seguido por conteúdos impróprios e compartilhamento de informações. Já para os professores, prevenir o cyberbullying aparece no topo da lista de preocupações, seguido por privacidade e, por fim, evitar golpes.

O Dia da Internet Segura foi criado pela Rede Insafe na Europa e atualmente reúne mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data. De acordo com a SaferNet, a proposta é "envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs, nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede".

Vale lembrar que a própria Google possui recursos para ajudar as crianças a se informarem melhor sobre o mundo digital. Uma das iniciativas chama-se Seja Incrível Na Internet e ensina às crianças os conceitos básicos de segurança e cidadania digital.

Interland são jogos da Google que ensinam as principais lições de segurança digital na prática para crianças 
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.