Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é bug? Saiba mais sobre o termo

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Dezembro de 2019 às 10h00

Link copiado!

Acodez
Acodez

A palavra “bug” se refere a falhas que ocorrem ao executar algum software ou hardware. Esses erros acabam prejudicando o funcionamento desses itens, trazendo uma série de problemas, como travamentos, mau funcionamento ou, simplesmente, se negando a funcionar. Essas falhas no sistema, embora pareçam inofensivas, podem abrir precedentes a, por exemplo, crimes ocorridos no mundo cibernético.

Existem bugs que podem ser consertados a longo prazo. No entanto, caso eles sejam mais graves, podem precisar de reparação imediata, uma vez que podem comprometer a segurança de seu computador, celular ou outro dispositivo, expondo senhas e até mesmo dados bancários.

Conheça mais sobre o significado da palavra “bug”

“Bug”: origem do termo

Continua após a publicidade

Se olharmos o significado de “bug” no dicionário da língua inglesa, temos a palavra significa “inseto”. A origem mais remota do uso do termo para problemas tecnológicos, ao que tudo indica, é de 1947, quando ele foi usado para relatar um erro no computador Mark II, na Marinha dos Estados Unidos. Após detectar um erro, o operador de navios William Burke encontrou uma mariposa dentro dos fios da máquina, o que pode ter sido a causa da falha no computador. Ao dizer que encontrou um “bug” na máquina, Burke acabou popularizando o termo entre os adeptos da informática.

Bugs famosos

Alguns bugs acabaram ficando conhecidos por comprometer sistemas ou redes sociais usados por muitas pessoas e causar danos memoráveis. No final do ano passado, um deles aconteceu no Facebook e acabou expondo fotos não publicadas de mais de 6 milhões de usuários. O erro afetou todos que permitiram o acesso de aplicativos dentro da rede social ao seu smartphone, com o objetivo de coletar informações.

Continua após a publicidade

Também no ano de 2018, a Microsoft teve que enfrentar um bug durante a atualização do Windows 10, que provocou a remoção de arquivos no computador. Outro afetado por um bug famoso foi o WhatsApp, quando um emoji contido em uma corrente fez com que o aplicativo travasse e só funcionasse depois que o celular fosse reiniciado.

Testes contra um bug

Existem testes que são empregados por desenvolvedores antes de lançarem um programa ou sistema, com o objetivo de impedir que um bug traga riscos à segurança de seus usuários. Caso algum seja encontrado, é preciso descobrir a sua origem e oferecer atualizações gratuitas para que o problema seja resolvido.

Continua após a publicidade

As versões beta de programas são muito utilizadas nesses casos. Elas são direcionadas a um grupo selecionado de pessoas, que testam um programa, aplicativo ou software para detectar bugs previamente, antes que a edição final chegue ao grande público. Os usuários são avisados dos riscos que correm e se comprometem a avisar a empresa caso alguma falha no funcionamento do sistema seja encontrada.

Além disso, algumas empresas como a Netflix, Microsoft, Samsung, Facebook e outras utilizam programas de bug bounty, onde um time selecionado de usuários, pesquisadores de segurança digital e até hackers recebem dinheiro caso encontrem algum bug ou falha de segurança no aplicativo e consigam reportá-lo imediatamente, com provas do problema. Dessa forma,eles podem ser corrigidos muito mais rapidamente.