Novo malware Cthulhu Stealer ameaça usuários de Mac
Por Luciana Zaramela |
Pesquisadores de segurança descobriram um novo malware para macOS, chamado Cthulhu Stealer, em alusão à entidade cósmica que propaga o horror nos livros de H.P. Lovecraft. O arquivo malicioso foi projetado para roubar dados sensíveis dos usuários, como senhas do sistema, senhas do iCloud Keychain e informações de carteiras de criptomoedas.
- Como proteger o Mac contra Malware
- Bandidos usam GTA 6, Notion e mais para roubar senhas de usuários de Mac
- Siga o Canaltech no WhatsApp
Disponível desde o final de 2023, o Cthulhu Stealer é oferecido como um serviço pago de US$ 500 por mês para cibercriminosos. Ele se disfarça como um software legítimo, travestido de aplicativos conhecidos como CleanMyMac, Grand Theft Auto IV e Adobe GenP, para poder enganar os usuários.
Quando um usuário executa um arquivo infectado (que pode ter sido baixado após contornar as proteções do sistema de segurança do macOS, o Gatekeeper), o malware solicita a senha do sistema e, em seguida, a senha do MetaMask, caso o usuário possua essa carteira de criptomoedas instalada no computador.
Além disso, o malware usa uma ferramenta chamada Chainbreaker para roubar senhas do iCloud Keychain e outros dados, como cookies de navegador e informações de apps de mensagem, como o Telegram. Todas essas informações são, então, enviadas para um servidor remoto e tornam-se acessíveis aos cibercriminosos.
Embora os criadores do Cthulhu Stealer possam não estar mais ativos, o malware ainda pode causar danos se cair nas mãos de outros cibercriminosos. Usuários de Mac são geralmente menos visados que os de Windows e Linux, mas o Cthulhu Stealer explora a falsa sensação de plena segurança que alguns usuários de macOS têm em relação ao sistema da Maçã.
Como se proteger
Para evitar ser vítima desse tipo de malware, prefira baixar aplicativos direto da Mac App Store ou de sites oficiais de desenvolvedores conhecidos. Fique atento a qualquer software que você não reconheça, não clique em links duvidosos e sempre siga as proteções do Gatekeeper, para deixar seu sistema protegido contra ameaças externas. O Canaltech já listou os melhores antivírus, gratuitos e pagos, para vários sitemas operacionais — inclusive o MacOS. Vale conferir!