Publicidade

Novo golpe no WhatsApp promete uma caixa de lápis de cor grátis, mas rouba dados

Por| 07 de Janeiro de 2019 às 20h40

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Kaspersky

Como sempre, muito cuidado com as mensagens de promoções recebidas pelo WhatsApp! Um novo golpe tem circulado pelo aplicativo e pelo Facebook Messenger desde o dia 3 de janeiro, no qual criminosos aproveitam o clima de volta às aulas e fingem fazer parte de uma promoção da Faber Castell, oferecendo uma caixa de lápis de cor de forma gratuita para todos aqueles que se cadastrarem na suposta promoção.

Na mensagem, os golpistas pedem para que os usuários acessem um link que direciona para o site promocoesamostrasgratis.pk, onde se encontra um formulário que pede o cadastro de informações (como nome, e-mail para contato e endereço) para que o suposto brinde seja enviado. Caso o cadastro seja feito, o próximo passo dependerá do tipo de aparelho de telefone que a pessoa utiliza: quem usa um dispositivo Android pode receber um pedido para instalar um app malicioso ou ser redirecionado para uma página cheia de anúncios (que pagarão aos golpistas pela visualização), enquanto usuários de iOS receberão o convite para instalar aplicativos legítimos (ou seja, que não tem como objetivo roubar dados da vítima) mas que funcionam em um sistema “pay per install”, então cada aplicativo que for instalado a partir desse convite a desenvolvedora do app pagará um valor em dinheiro para os golpistas.

Além disso, o golpe pede que, para receber seu brinde, envie o link de cadastro para mais cinco pessoas — o que garante que o golpe se espalhe para um número cada vez maior de pessoas.

Continua após a publicidade

De acordo com os dados da Kaspersky Lab, que foi quem descobriu esse golpe, a página da campanha registrou nesta segunda (7) mais de 500 mil acessos, mas não dá para saber se todos os usuários foram infectados com um link malicioso, já que quem apenas entrou na página e saiu sem completar o cadastro não corre nenhum risco.

Ainda segundo a empresa, não se sabem ainda quem ou qual grupo é o responsável por esse golpe, mas avisa que aqueles que cadastraram seus dados poderão ser vítimas de outros golpes no futuro, já que eles provavelmente serão usados em novas fraudes.

Em nota, a Faber Castell garantiu que não está realizando nenhuma ação promocional por canais de terceiros e reitera que todas as suas promoções acontecem através dos canais oficiais da marca (site e perfis nas redes sociais). Para não se tornar vítima desse tipo de golpe, recomenda-se que, sempre que receber uma promoção do tipo, antes de clicar no link da mensagem entre no site oficial da marca e veja se ela está mesmo fazendo alguma promoção. Afinal, empresa nenhuma faz uma promoção na internet sem divulgá-la em nenhum canal oficial, certo?