Novo golpe no WhatsApp oferece descontos falsos no Burger King

Por Ares Saturno | 03 de Janeiro de 2018 às 16h33
divulgação

Um novo golpe transmitido pelo WhatsApp foi descoberto hoje (3) e promete descontos e sanduíches grátis nas lojas do Burger King. A ideia é entrar num site falso da rede de fast food, sob o domínio burger-king.com, responder a um questionário com 4 perguntas sobre os produtos vendidos pela marca e então compartilhar o link com ao menos 30 de seus contatos no WhatsApp.

Olho vivo para perceber o golpe repassado por WhatsApp

Após entrar no endereço falso compartilhado, um pop-up parabenizando por cair na lorota aparece, informando que temos uma ótima oportunidade de receber até R$ 50 reais em descontos para consumir produtos do Burger King:

Parabéns! Você foi enganado e pode concorrer a vários nadas!

Clicando em OK, um questionário aparece te perguntando coisas como "Qual é seu sanduíche do Burger King preferido?" e "Você recomendaria os produtos Burger King para seus amigos?". São quatro perguntas desse tipo e você precisa responder a todas para depois descobrir seu prêmio falso.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Qual golpe de WhatsApp você mais gosta?

Ao final da pesquisa de mentirinha, o produto que você (não) ganhou é revelado:

Eu ganhei um sanduíche grátis e perdi 15 minutos

Mas é aí que a mágica falsária acontece: para liberar o prêmio que você acabou de adquirir você deve repassar o link do site golpista para 30 dos seus contatos no WhatsApp.

Embora nenhum download tenha sido feito, não se pode descartar a possibilidade de ação de malwares. Porém, sabemos que contatos válidos de WhatsApp podem ser comercializados por baixo dos panos para ações de marketing reais e agressivas. Além disso, a monetização do golpe provavelmente não está associada à subscrição de serviços de SMS, como é comum em outros golpes semelhantes. A página da promoção falsa contém um iframe no qual publicidades são veiculadas, de forma que o tráfego gere lucro aos desenvolvedores do golpe, como sugere uma pesquisa desenvolvida pela ESET.

Para alguns usuários, há ainda comentários de perfis falsos no Facebook, a fim de aumentar a credibilidade do golpe. Mas, fique esperto e não acredite em promoções cabulosas como esta: afinal, que rede de fast food sai por aí distribuindo 50 reais em brindes para os clientes? Dá para desconfiar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.