Publicidade

Novo golpe do WhatsApp promete 13º salário a beneficiários do Bolsa Família

Por| 04 de Julho de 2019 às 21h20

Link copiado!

Novo golpe do WhatsApp promete 13º salário a beneficiários do Bolsa Família
Novo golpe do WhatsApp promete 13º salário a beneficiários do Bolsa Família
Tudo sobre WhatsApp

Atenção às mensagens que você recebe pelo WhatsApp, pois um novo golpe está circulando pelo país. O alerta foi dado pelo dfndr lab, o laboratório de segurança digital da PSafe, que alertou sobre uma mensagem que promete liberar o 13º salário para beneficiários do programa Bolsa Família.

Os usuários recebem uma mensagem avisando sobre o início das inscrições para receber o benefício do 13º salário pelo programa Bolsa Família, e um link de acesso a um site que supostamente revelaria se a pessoa tem direito ou não ao benefício.

Ao clicar no link, o usuário é levado para uma tela com o logotipo do programa, e os usuários são instruídos a preencher um formulário com algumas informações pessoais, como nome completo, endereço e CPF. Após completar o questionário, o site do golpe pede que, para acessar o benefício, o usuário compartilhe o link com seus contatos e grupos do WhatsApp (espalhando assim o golpe), e que conceda permissão para receber notificações (feitas para, provavelmente, enviar outros golpes para a pessoa).

Continua após a publicidade

Terminada essa etapa, o usuário é então direcionado a uma página falsa onde será pedido que ele faça o download de alguns aplicativos — que, obviamente, estão infectados com arquivos maliciosos.

O golpe já circula no WhatsApp há pelo menos sete dias, e cerca de 180 mil pessoas já acessaram, compartilharam ou receberam o link malicioso, que tem recebido cerca de mil acessos a cada hora.

Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, comenta que essa não é a primeira vez que criminosos utilizam programas do governo como plano de fundo para seus golpes, pois como esses temas costumam ter bastante apelo com a população, eles facilmente viralizam. Para evitar se tornar uma vítima desses golpes, ele recomenda sempre duvidar de promoções ou programas que concedam muitas vantagens, e sempre usar programas de antivírus que avisem quando se está acessando um possível site de phishing.