Novo golpe do WhatsApp promete 13º salário a beneficiários do Bolsa Família

Por Rafael Rodrigues da Silva | 04 de Julho de 2019 às 21h20
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Atenção às mensagens que você recebe pelo WhatsApp, pois um novo golpe está circulando pelo país. O alerta foi dado pelo dfndr lab, o laboratório de segurança digital da PSafe, que alertou sobre uma mensagem que promete liberar o 13º salário para beneficiários do programa Bolsa Família.

Os usuários recebem uma mensagem avisando sobre o início das inscrições para receber o benefício do 13º salário pelo programa Bolsa Família, e um link de acesso a um site que supostamente revelaria se a pessoa tem direito ou não ao benefício.

Mensagem que está sendo espalhada pelo WhatsApp (Imagem: dfndr lab)

Ao clicar no link, o usuário é levado para uma tela com o logotipo do programa, e os usuários são instruídos a preencher um formulário com algumas informações pessoais, como nome completo, endereço e CPF. Após completar o questionário, o site do golpe pede que, para acessar o benefício, o usuário compartilhe o link com seus contatos e grupos do WhatsApp (espalhando assim o golpe), e que conceda permissão para receber notificações (feitas para, provavelmente, enviar outros golpes para a pessoa).

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Terminada essa etapa, o usuário é então direcionado a uma página falsa onde será pedido que ele faça o download de alguns aplicativos — que, obviamente, estão infectados com arquivos maliciosos.

Ao clicar no link da mensagem, o usuário é levado a um site falso do Programa Bolsa Família, usado pelos criminosos para roubar dados pessoais (Imagem: dfndr lab)

O golpe já circula no WhatsApp há pelo menos sete dias, e cerca de 180 mil pessoas já acessaram, compartilharam ou receberam o link malicioso, que tem recebido cerca de mil acessos a cada hora.

Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, comenta que essa não é a primeira vez que criminosos utilizam programas do governo como plano de fundo para seus golpes, pois como esses temas costumam ter bastante apelo com a população, eles facilmente viralizam. Para evitar se tornar uma vítima desses golpes, ele recomenda sempre duvidar de promoções ou programas que concedam muitas vantagens, e sempre usar programas de antivírus que avisem quando se está acessando um possível site de phishing.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.