Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo golpe diz que a FIFA oferece 50 GB de dados móveis para ver a Copa

Por| 01 de Dezembro de 2022 às 13h44

Link copiado!

Pexels/JESHOOTS.com
Pexels/JESHOOTS.com

Os grandes eventos sempre são chamarizes para cibercriminosos, que aproveitam as datas para emular promoções, descontos e “oportunidades únicas”, em busca de usuários distraídos que possam ceder seus dados ou visitar páginas maliciosas que roubam informações. O golpe da vez é uma suposta oferta da FIFA, que estaria dando 50 GB de dados móveis para que as pessoas possam assistir à Copa do Mundo do Catar 2022.

A fraude foi descoberta pela firma de segurança da ESET, e o objetivo dos golpistas é coletar os números de telefone dos torcedores e convencê-los a ativar notificações para exibição de anúncios que espalham malware no dispositivo. Os bandidos ainda seduzem a vítima a fazer um contato telefônico com um suposto representante de uma companhia telefônica para um número desconhecido.

O golpe traz uma mensagem com um link que redireciona o usuário para uma página maliciosa. Ao clicar um botão, o site pede o número de telefone da vítima. Assim como outros tipos de fraudes, um dos requisitos para receber o “prêmio” é o compartilhamento do texto para pelo menos outros 12 contatos do WhatsApp — o que permite aos cibercriminosos continuar disseminando a praga.

Continua após a publicidade

Após realizar todos os passo, o golpe ainda pede para completar mais uma etapa e promete a possibilidade de ganhar prêmios adicionais, como um iPhone ou iPad. Para isso, a vítima precisa fazer um falso processo de verificação, que redireciona para um suposto site de um programa de fidelidade, no qual o usuário participar de um jogo de roleta) para conseguir o bônus — tudo balela para aumentar a falsa sensação de autenticidade.

Vale destacar que esse golpe foi detectado em países latinos e ainda não foi identificado no Brasil — mas pode ter certeza que em breve teremos alguma incidência a respeito, portanto, proteja-se desde já.

Como evitar o golpe que promete 50 GB de dados móveis para ver a Copa

Assim como todos os golpes de phishing, nunca clique em links desconhecidos e verifique bem a autenticidade de promoções, descontos e ofertas — uma rápida pesquisa na web pode ajudar a certificar isso.

Continua após a publicidade

"Se você recebeu esta mensagem, recomendamos excluí-la. Nunca abra links que venham por meio de mensagens inesperadas ou suspeitas. Muito menos se eles oferecem presentes ou benefícios bons demais para ser verdade”, afirma Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.

E nunca compartilhe mensagens duvidosas, ainda mais de desconhecidos, para seus contatos. “Se a mensagem chegou ao seu telefone porque foi enviada por um contato conhecido, informe-os. Dessa forma, você aprenderá a reconhecer essas fraudes e poderá até alertar outras pessoas sobre seus contatos. Por fim, lembre-se de nunca compartilhar informações pessoais em locais suspeitos ou aos quais chegamos inesperadamente", finaliza o especialista da ESET.